Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Filha de Iris Rezende pede apoio da Câmara para conclusão de memorial em homenagem a seu pai

Filha de Iris Rezende pede apoio da Câmara para conclusão de memorial em homenagem a seu pai

por Quezia de Alcântara publicado 15/10/2025 12h20, última modificação 15/10/2025 13h41
Em discurso na Tribuna, Ana Paula Rezende relembrou trajetória política do pai e conclamou vereadores para o término da obra do Instituto Iris Rezende
Filha de Iris Rezende pede apoio da Câmara para conclusão de memorial em homenagem a seu pai

Foto: Millena Cristina

A Câmara de Goiânia recebeu, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), Ana Paula de Araújo Rezende, filha do ex-governador Iris Rezende. Em discurso na Tribuna, ela relembrou a trajetória política do pai e pediu apoio dos vereadores para conclusão do Instituto Iris Rezende.

“Esta Casa tem um significado grande. A carreira política dele começou aqui, sendo eleito aos 20 anos para vereador, com o maior número de votos. Foi também presidente da Câmara Municipal e, em 1965, eleito prefeito de Goiânia. Foi cassado e, por dez anos, proibido de fazer política. Voltou como governador – o único que teve coragem de fazer o primeiro comício pelas 'Diretas Já' em Goiânia. Foi governador duas vezes; senador; e ministro da Agricultura e da Justiça. Depois voltou para Goiânia, sendo eleito prefeito novamente. Terminou sua carreira política, nesta Casa, com a prestação de contas, em sua última gestão. Aquele foi seu último dia como político. E ele encerrou de forma feliz", afirmou Ana Paula.

"Para mim, esse momento teve grande significado, pois meu pai foi eleito prefeito com 84 anos. Como filha, me senti na obrigação de acompanhar e de cuidar dele. Então, vim a esta Casa em todas as prestações de conta. Recordo da primeira vez em que o acompanhei. Saí exausta e nervosa, especialmente por conta das críticas que ele recebeu. Na volta, ele me disse, em sua sabedoria: 'É o papel de cada vereador; estão fazendo o trabalho deles. Olha para ver se não tem algum buraco; lixo nas ruas para resolver. Vamos fazer o que importa''”, acrescentou.

Segundo Ana Paula Rezende, 80% das verbas para a construção do Instituto Iris Rezende partiram da Câmara, por meio do ex-vereador Clécio Alves. "Agora, preciso da ajuda de vocês para terminar o memorial e para deixar eternizada a história do nosso povo”, declarou. Ela disse ainda que o instituto será instalado no espaço onde funcionava a Casa de Vidro – cuja construção foi custeada com recursos federais destinados por sua mãe, Íris de Araújo, quando era deputada federal.

O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (PRD), expressou apoio à destinação de emendas impositivas dos parlamentares para a conclusão da obra. “Vamos também, por justiça e por gratidão, destinar recursos excedentes do duodécimo, em 2026, para o instituto”, afirmou.

Em outra frente, os 37 vereadores assinaram projeto de lei, de autoria do vereador Henrique Alves (MDB), que declara de utilidade pública o Instituto Iris Rezende.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia