Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Prefeitura envia à Câmara projeto com mudanças na lei de previdência municipal

Prefeitura envia à Câmara projeto com mudanças na lei de previdência municipal

por Quezia de Alcântara publicado 22/10/2024 10h15, última modificação 22/10/2024 15h55
Matéria inclui exigência de qualificação para membros da Diretoria Executiva e dos conselhos do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoianiaPrev)
Prefeitura envia à Câmara projeto com mudanças na lei de previdência municipal

Foto: Divulgação

Chegou à Câmara projeto de lei complementar, de autoria da Prefeitura, para "modernização e certificação da gestão previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoianiaPrev)".

Segundo o Executivo, a mudança proporcionará maiores segurança jurídica, transparência e eficiência na administração dos recursos previdenciários, atendendo a exigências legais e regulamentares, promovendo qualificação dos gestores e conselheiros do instituto e garantindo conformidade com os padrões estabelecidos pelo Programa Pró-Gestão RPPS.

O mandato dos conselheiros, conforme a matéria, passará a ser de dois anos, com possibilidade de uma recondução – em respeito aos princípios de continuidade e de estabilidade nas funções dos membros dos órgãos colegiados.

"Outro destaque da proposta é o reforço das exigências de qualificação e de certificação dos membros dos conselhos e da Diretoria Executiva. Para ocupar essas posições, será exigido nível superior completo, além de conhecimentos específicos em legislação previdenciária ou em áreas correlatas, como Administração, Economia, Finanças e Direito, garantindo que os ocupantes tenham formação e experiência necessárias para o desempenho de suas atribuições”, justifica a Prefeitura.

De acordo com o texto, a Diretoria Executiva será composta por um presidente; um diretor administrativo; e um diretor de Benefícios Previdenciários, sendo que, ao menos um dos membros, deverá ser segurado do RPPS.

Além disso, a proposta estabelece requisitos mínimos para posse e permanência nos cargos de direção, garantindo padrão elevado de qualificação e de experiência na gestão do instituto.

A Prefeitura também alega ser relevante a definição de mandatos de quatro anos para os membros da Diretoria Executiva, com uma recondução permitida, visando à continuidade na gestão e à implementação de políticas de longo prazo. O projeto introduz ainda a exigência de prestação anual de contas ao Conselho Fiscal, reforçando a transparência e o controle sobre a administração do regime previdenciário.

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia