Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Ex-gerente de transportes afirma que denunciou irregularidades à secretária de Saúde

Ex-gerente de transportes afirma que denunciou irregularidades à secretária de Saúde

por Heloiza Amaral publicado 22/02/2018 21h55, última modificação 23/02/2018 11h38

Depois dos depoimentos de Carlos Roberto Valadão, proprietário da Útil Pneus Peças e Serviços, e do supervisor de transportes da secretaria de Saúde, Wilson Rodrigues de Oliveira, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde em Goiânia ouviu, nesta quinta-feira (22), a ex-gerente de transportes da secretaria Maxilania Clemente Costa, que foi exonerada da função na última segunda-feira (19). Maxilania afirmou que teme perseguição dentro da Prefeitura de Goiânia, porque se manifestou contra ações da diretoria administrativa, como a prestação de serviço de empresas sem contrato com o município na manutenção da frota da secretaria de Saúde.

Segundo a ex-gerente, o atual diretor administrativo, Luiz Teófilo, teria tentado convencê-la e até apresentado a ela o dono da empresa Inovar, que faria o serviço. Ela contou que levou o caso à secretária Fátima Mrué, mas que o pagamento da manutenção foi autorizado pelo supervisor de transportes da pasta, Wilson Rodrigues de Oliveira.

Maxilania disse ainda que, após assinatura de contrato com a nova empresa que tratará da manutenção, a NEO Consultoria e Administração de Benefícios EIRELI, em janeiro deste ano, passou a se negar a assinar os orçamentos e pagamentos, que aumentaram em mais de 100%. O antigo contrato, com a empresa Útil, incluía desconto de 65% nos valores cobrados pelas concessionárias. Pelo novo modelo, a NEO consulta três empresas e contrata a de menor valor. “Com isso, a retífica de pneus, por exemplo, subiu de 18 para 42 mil reais”, afirmou Maxilania.

A ex-gerente declarou que atualmente não existe mais a figura do mecânico nomeado pela secretaria para acompanhar os serviços e orçamentos nas oficinas, o que também contribuiu no aumento dos valores de conserto dos veículos. Apoiado pelos demais membros da CEI presentes na reunião (Elias Vaz, Jorge Kajuru e Cristina Lopes), o presidente da Comissão, Clécio Alves (MDB), decidiu pedir ao prefeito Iris Rezende a suspensão do contrato com a NEO.

Secretária de Saúde

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, ouvida logo depois de Maxilania, confirmou que a ex-gerente a informou das desconfianças de beneficiamento e superfaturamento e que a teria orientado a fazer o que fosse correto e não o solicitado pelo diretor administrativo Luiz Teófilo. De acordo com ela, é importante que as denúncias sejam investigadas. Fatima destacou, inclusive, o papel da CEI nesse processo. Luiz Teófilo, segundo a secretária, negou as denúncias de Maxilania. “Não há nenhuma autorização de algo ilegal assinado por mim”, disse Fátima.

Questionada pelos vereadores sobre a situação do Cais do Finsocial, Fátima Mrué explicou que a reforma da área de atendimento de urgência e emergência é impossível sem o fechamento da unidade. A secretária salientou, no entanto, que nenhuma decisão será tomada sem ouvir a população. A vereadora Cristina Lopes (PSDB) argumentou que não tem serventia para a população da região manter o cais aberto, mas sem condições de atendimento, já que profissionais e móveis do Cais do Finsocial foram transferidos para o do Urias Magalhães, reaberto esse mês, depois de quatro anos fechado para reforma.

Para o relator da CEI, Elias Vaz (PSB), as denúncias feitas por Maxilania e levadas à secretária foram gravíssimas e o fato de ela não ter se posicionado pode ser considerado ato de prevaricação, visto que as preocupações da ex-gerente se concretizaram e houve beneficiamento da Inovar (empresa que atuou sem contrato e atualmente trabalha para a NEO, responsável pela manutenção de veículos de diversos órgãos da Prefeitura de Goiânia). A CEI deve convocar para depoimento, nos próximos dias, o diretor administrativo da secretaria de Saúde, Luiz Teófilo. A próxima reunião da CEI será segunda-feira (26), às 8:30,  quando será ouvido o ex-secretário de Saúde Fernando Machado, que confirmou presença. (Foto: Marcelo do Vale)

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia