Escola do Legislativo promove minicurso de formação política para jovens aprendizes
Durante duas tardes, cerca de 80 pessoas de 14 a 24 anos que trabalham na Câmara de Goiânia, por meio do Programa Jovens Aprendizes, participam de curso de formação política promovido pela Escola do Legislativo. O evento é integrado ao Projeto Politizar, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Câmara, com o objetivo de promover a formação cidadã e a experimentação política a estudantes do ensino médio.
Na última terça-feira (2), os participantes conheceram o Politizar e assistiram à palestra com o tema “A Câmara Municipal Dentro do Sistema Político Brasileiro”, com Nicolle Medeiros, estudante de Ciências Sociais da UFG e estagiária do Politizar. Também foi realizada mesa redonda composta pela vereadora Aava Santiago (PSDB), pela cientista social e professora da UFG Janaína Tude Sevá e por Marya Eduarda Borges, graduanda em Ciências Sociais e uma das organizadoras do evento. Ana Flávia Aguiar, também estagiária do Politizar, conduziu uma Oficina de Escrita Legislativa.
Entre os temas debatidos, estão o funcionamento da Câmara; o papel do vereador; e as formas de participação cidadã. O curso de formação será retomado nesta quinta-feira (4), com palestra do professor doutor Germano Araújo sobre Políticas Públicas e com a continuidade da Oficina de Escrita Legislativa.
O Projeto Politizar foi instalado na Câmara na gestão do presidente Romário Policarpo (PRD) e, em 2025, chegou à 5ª edição, realizada em maio, com a participação de estudantes do ensino médio de 12 escolas – seis públicas e seis particulares. Esta é a primeira vez em que as atividades do Politizar são levadas aos jovens aprendizes da Casa.













