Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Entidades participam de reunião da subcomissão socioambiental

Entidades participam de reunião da subcomissão socioambiental

por Da Redação publicado 04/06/2020 16h55, última modificação 04/06/2020 16h56

A quarta reunião da Subcomissão de Sustentabilidade Socioambiental do novo Plano Diretor ouviu na tarde de hoje, 4, representantes de entidades da sociedade civil como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, a Saneago e a Agência Municipal de Meio Ambiente. Além dos vereadores Gustavo Cruvinel (MDB) e Paulo Magalhães (DEM) estavam presentes os técnicos do ITCO, que presta consultoria para as subcomissões.

As principais preocupações apresentadas aos membros da subcomissão foram questões sobre o lençol freático, cotas de inundação, poluição gerada pela ETE e necessidade de áreas verdes e solos permeáveis.

As gestoras da Saneago Lucia Pinheiro e Liana Gonçalves apresentaram o trabalho que a empresa de saneamento vem fazendo para o tratamento de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto, que atualmente retira 130 toneladas de lodo, antes de devolver a parte líquida para o rio Meio Ponte.

Elas explicaram que a parte sólida é desidratada e torna-se adubo. Também contaram aos vereadores sobre a obra de construção de tratamento secundário, que vai garantir a limpeza de 90% dos dejetos, promovendo a devolução ao rio, da água praticamente limpa.

Em nome da empresa, Lúcia Pinheiro ratificou a necessidade de não ocupação a montante do reservatório da barragem do João Leite e que se restabeleça a área de preservação ambiental original.

Do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-GO, a arquiteta Adriana Miklaschek demonstrou preocupação com os terrenos impermeáveis que estão promovendo microclimas dentro da cidade com diferenças de temperaturas de até três graus. Ela defendeu a manutenção das áreas verdes e permeáveis e citou o caso do setor Sul, que foi planejado para absorver a água da chuva do centro da cidade e bairros próximos, e que portanto, não pode ser modificado, nem adensado, pois isso poderá aumentar a impermeabilização.

O gerente da Amma, Gabriel Teixeira, falou que o novo Plano Diretor prevê a manutenção de áreas de preservação permanente, proibição de rebaixamento do lençol freático, e a delimitação de cotas de inundação de 100 metros para preservar os mananciais do Município.

Selomar Breda, do ITCO, informou aos presentes que existe a necessidade de atualizar alguns instrumentos que auxiliam o cuidado com o meio ambiente no Município, tais como: Atualização da Carta de Risco, que é de 2005 e do Estudo de Zoneamento Ecológico Econômico aprovado em 2007.(Assessoria do vereador Lucas Kitão, pres.Comissão Mista).

 

 

 

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia