Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Encontro de Valorização da Mulher lança olhar crítico sobre a sociedade

Encontro de Valorização da Mulher lança olhar crítico sobre a sociedade

por Manuela-qi — publicado 25/08/2017 20h35, última modificação 25/08/2017 20h35

O 5º Encontro em Defesa e Valorização da Mulher do “Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai ter Psiu!”, que nesta edição integrou a “8ª Semana pela Paz em Casa” do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ - GO), foi realizado na manhã de hoje no auditório do Fórum Cível de Goiânia. O evento foi dinâmico, diversificado, contou com palestras, vídeos e rodas de conversas com foco na luta feminina pela igualdade, no combate ao assédio e outros tipos de violência contra as mulheres, assim como na análise crítica dos padrões determinados pela sociedade.  

            O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), idealizador da campanha “Não Vai Ter Psiu!”, abriu as atividades comemorando a adesão de pessoas e instituições à campanha, o que amplia o diálogo e a conscientização. “Sabemos que é difícil lutar para se mudar comportamentos já naturalizados, mas estamos determinados a contribuir com a causa feminina permanentemente. Nossa campanha está consolidada, temos parceiros de renome e a cada edição estamos mais fortes. Essa é uma luta universal, necessária, urgente, e tem que ser abraçada por mulheres e homens e repassada às crianças e aos jovens para que tenhamos um futuro mais justo e humano”, afirmou Andrey.

            O Encontro contou ainda com a presença da vereadora Sabrina Garcez (PMB), da desembargadora do TJ, Sandra Regina Teodoro dos Reis, da superintendente Executiva de Direitos Humanos da Secretaria Cidadã, Onaide Santillo, representando o governador Marconi Perillo, da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Célia Valadão, representando o prefeito Íris Rezende, da professora e coordenadora do projeto “Semeando a Paz”, Ilma Araújo, além de servidores do judiciário e da Câmara, estudantes e membros da comunidade.

            A Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e de Execução Penal, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que representou a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, já é parceira da Campanha desde a última edição. Defensora das causas femininas, ela lembrou que “fomos criados para ter o homem e a mulher, o marido sendo a cabeça do casal, o chefe, e a mulher submissa, e hoje vemos que não existe isso.” E frisou: “Estou sempre atenta a esses temas. É essencial para nós do Judiciário entender sobre questões de gênero. Estamos aqui hoje para aprender e debates assim são muito bons para entendermos o que é a sociedade.”

            Importância social  

            Os dois palestrantes também elogiaram a iniciativa e enfatizaram a importância social de debater os temas propostos. O historiador André Luiz Ribeiro Justino considerou a oportunidade ímpar para esclarecer as pessoas: “Ações como essa são uma das formas que temos de coibir a violência porque o indivíduo vai pensar nas suas relações. Isso extrapola a sala de aula e o convívio doméstico e ganha o mundo.” A socióloga Aava Santiago agradeceu ao presidente da Câmara pela iniciativa e argumentou: “É fundamental que o Legislativo Municipal abrace essa luta. Esses encontros tiram da invisibilidade a batalha de sobrevivência das mulheres. Quando o Poder Público assume a responsabilidade pioneira de debater esses assuntos, cria-se uma agenda institucional. O assédio às mulheres é explícito, mas por ser naturalizado é tratado como velado. Assédio não é piada, não é brincadeira, não é mal entendido, não é cortesia, é uma violência e ao o tratamos como tal podemos buscar soluções e criar ambientes mais seguros e confortáveis para as mulheres”

            Após as palestras foram expostos vídeos sobre questões de gênero e o professor de História, Rainer Gonçalves Sousa, o psicólogo e psicanalista Vinícius Novais Gonçalves de Andrade, a Bombeira Militar Ludmila Côrrea da Silva e o professor Antônio Carlos dos Santos deram início às rodas de conversas. Eles abordaram temas como a busca pela igualdade, os padrões impostos pela sociedade e como redefini-los, como inspirar as novas gerações e os desafios vivenciados nos universos do trabalho e das relações pessoais. 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia