Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Empresa que praticar trabalho escravo e infantil terá pesadas sanções

Empresa que praticar trabalho escravo e infantil terá pesadas sanções

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 03/11/2016 11h10, última modificação 03/11/2016 11h12

Em segunda votação, a Câmara aprovou hoje (3) o projeto de lei do vereador Paulo da Farmácia, Pros, que pune empresas que praticam trabalho escravo e infantil no município de Goiânia. O projeto agora irá para sanção ou veto do prefeito Paulo Garcia, do PT.

O projeto tramita na Câmara desde dezembro de 2014, já que a proposta original foi considerada inconstitucional pela Procuradoria da Casa. O vereador fez as alterações sugeridas pela Procuradoria e a matéria foi aprovada nas comissões técnicas. Com isso, o projeto aprovado foi um substitutivo, com as devidas correções técnicas e legais, informa Paulo da Farmácia.

O artigo 1º da propositura determina a instauração de processo administrativo contra a empresa em que for constatada a existência de trabalho escravo e infantil.No caso, a empresa autuada terá cassado o alvará de funcionamento. Pelo projeto, a prefeitura poderá firmar convênios de cooperação técnica com administrações públicas estadual e federal para fiscalizar "essa  prática desumana", cita ele.

"Condições degradantes de trabalho, violação de direitos que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador, jornada exaustiva, trabalho forçado ou então forçar menores de 14 anos a cumprir tarefas impróprias à idade, numa clara violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente", enumera o vereador.

Ao concluir, Paulo da Farmácia lembra que tem sido registrados no Brasil vários casos de trabalho escravo e infantil, envolvendo não só brasileiros mas também imigrantes: "Torna-se imperioso erradicar essa prática aviltante no nosso país. Grandes cidades do país já identificadas essa aberração. Nosso projeto visa aprimorar nossa legislação e penalizar aqueles que a praticam em nosso município".

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia