Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Emenda transforma Dia do Evangélico em feriado municipal

Emenda transforma Dia do Evangélico em feriado municipal

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 24/11/2016 11h30, última modificação 24/11/2016 11h30

Na sessão de hoje (24), o plenário da Câmara aprovou a emenda de autoria do vereador Deivison Costa, PT do B, que institui o Dia do Evangélico, a ser comemorado anualmente no dia 17 de agosto. A emenda decreta ainda esse dia como feriado municipal. Pela proposta, caberá à Prefeitura assumir as despesas com a realização de eventos comemorativos à data, bem como promover a divulgação nos órgãos de comunicação da cidade.

A aprovação da emenda provocou acirrado debate entre os vereadores contrários à proposta, entre eles, Elias Vaz, PSB, e Djalma Araújo, Rede. Elias disse que irá entrar com um recurso contra a criação do feriado municipal. "Não discordo de se criar o dia do evangélico, mas transformar isso em feriado já é demais", frisou.

Segundo ele, a inclusão da emenda, na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, da qual Deivison faz parte, em um projeto, de autoria do vereador Anselmo Pereira, PSDB (que considera de utilidade pública o Instituto Educacional Conceito de Meio Ambiente, Cultura e Saúde) ´"é um absurdo. Uma emenda estranha  ao conteúdo do projeto, ou seja, não existe a chamada pertinência temática. Criar feriado sem uma discussão não é recomendável. É preciso discutir com a sociedade".

Djalma Araújo, por sua vez, afirma que a emenda de Deivison é inconstitucional. "É uma afronta à legislação local. Esse feriado extrapola o limite de nove estabelecido em lei superior. Não tenho nada contra evangélicos. Mas o Estado é laico. Depois vão querer criar feriados para maçons, católicos, umbandistas, entre outros. Portanto, é inaceitável essa emenda, que pode levar este Poder a se transformar em uma chacota pública".

O presidente Anselmo Pereira, PSDB, diante das críticas de vários vereadores, disse que 'apenas cumpri com o regimento. O plenário é soberano. A matéria foi aprovada, conforme decisão da maioria. Logo, matéria vencida".

VETO

Deivison Costa, ao falar de sua proposta, disse que 30% da população goianiense é formada por evangélicos. "A emenda será sancionada pelo prefeito Paulo Garcia, com o feriado passando a fazer parte do calendário oficial da cidade. Será um dia de oração para lembrar a morte de Cristo, discutir as boas novas", afirmou. Segundo ele, a emenda não é inconstitucional. "Trata-se de um argumento vazio. O feriado não vai gerar problemas para nossa economia. Pelo contrário, vai estimular nosso comércio", argumenta.

Como foi aprovado em segunda votação, o projeto de Anselmo, com a emenda de Deivison Costa incluída ao texto, será agora encaminhada ao Prefeito Paulo Garcia, para sanção ou veto. Ele disporá de 15 dias úteis, após o recebimento do autógrafo de lei, para decidir: se veta ou sanciona parcialmente o projeto, excluindo a emenda do feriado.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia