Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Emenda de Sabrina Garcez financia Mapeamento da Cultura Afro-Brasileira de Matriz Africana no Município

Emenda de Sabrina Garcez financia Mapeamento da Cultura Afro-Brasileira de Matriz Africana no Município

por Da Redação publicado 11/08/2022 15h40, última modificação 12/08/2022 11h31
Estudo será lançado pela Secretaria de Direitos Humanos, da Prefeitura de Goiânia, nesta sexta (12)

Financiado por meio de emenda impositiva da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, o Mapeamento da Cultura Afro-Brasileira de Matriz Africana em Goiânia será lançado nesta sexta-feira (12), às 15 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal. O trabalho dará conta das expressões da cultura negra na capital, com georreferenciamento e recorte sociocultural de comunidades de Afoxés, Ternos de Congada, Catupés, Moçambiques, Escolas de Samba, Blocos Afro, Terreiros de Umbanda e Candomblé, Cultos Tradicionais, Grupos de Capoeira, Hip Hop, Entidades do Terceiro Setor, dentre outros.

O Instituto Movimento e Ação é o captador da emenda. Conta com a cooperação e parceria do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios da Universidade Estadual de Goiás (UEG), supervisionados pelos professores doutores Marcos Torres e Ricardo Rotondano, e pela Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Politicas Afirmativas da Prefeitura de Goiânia.

Resgate Histórico

Titular da Pasta, a secretária Cida Garcez explica que registrar, mapear e certificar essa teia da cultura afro, em Goiânia, vai contribuir para o resgate histórico e para, posteriormente, traduzir esse estudo em Políticas Públicas para toda uma representação. Isso, além de fomentar a economia criativa de nossa cidade.

Já a superintendente de Igualdade Racial, Ângela Café, reforça a importância da parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo e o Terceiro Setor, na garantia de orçamento para as ações destinadas à comunidade negra, “que merece o seu lugar de fala”. “Trabalhamos para que homens e mulheres pretos da nossa querida Goiânia possam se valer dos espaços de cidadania, garantindo o reconhecimento e a contribuição negra na cultura e no dia a dia da capital”, destaca.

Para a vereadora Sabrina Garcez, o grande desafio do poder público é fomentar, reunir, ampliar e preservar o acervo de seus antepassados e do seu tempo como uma herança cultural viva, para o bem da população de hoje e do futuro. “No caso da cultura e da identidade afro-brasilera, a responsabilidade é multiplicada, porque temos um dívida histórica que precisa ser reparada todos os dias”, argumenta. 

(Com informações da Assessoria de Imprensa da vereadora) 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia