Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Emenda aprovada a projeto do Paço impede retirada de descontos do IPTU

Emenda aprovada a projeto do Paço impede retirada de descontos do IPTU

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 06/12/2018 12h50, última modificação 06/12/2018 20h13

Por unanimidade dos 27 vereadores presentes à sessão de hoje (6)a Câmara aprovou uma emenda que impede a Prefeitura de retirar descontos no pagamento do IPTU no próximo ano. A emenda, proposta pelos vereadores Elias Vaz, PSB, Lucas Kitão, PSL, e Alysson Lima, PRB, altera o projeto do Paço que modifica a Lei 9.704, de dezembro de 2015, que dispõe sobre a Planta de Valores Imobiliários de Goiânia. 

O projeto da Prefeitura, alterado pelo acolhimento da emenda, segue agora para a análise da Comissão de Finanças da Câmara. A expectativa dos vereadores é que a matéria seja votada na próxima semana, em segunda e última votação. Alguns vereadores, porém, acreditam ainda na possibilidade do Prefeito retirar o projeto da pauta, em decorrência da aprovação da referida emenda."Vamos aguardar os próximos passos do Prefeito", lembrou Lucas Kitão.

Elias Vaz explicou que a Lei 9.704, que atualiza a Planta de Valores Imobiliários, inclui a revisão do valor venal dos imóveis e a aplicação de deflatores (descontos) no imposto, mas igualmente aumentos de 5% a 15% anualmente. Imóveis avaliados em até R$ 200 mil pagam apenas o reajuste inflacionário. "Se tais parágrafos não forem suprimidos, o Paço poderá aumentar em 200% e até 300% o valor do imposto. Não vamos aceitar isso", reafirmou.

ARMADILHA

"Na verdade", esclarece Elias Vaz, "nossa emenda retira do projeto do Paço dois parágrafos que suspendem os deflatores e a cobrança da planta cheia para contribuintes que fizeram alteração nos imóveis ou no cadastro. Ademais, os dois parágrafos permitem a aplicação do aumento de uma só vez para o cidadão que fizer modificação no cadastro. Ora, isso é um absurdo. Uma armadilha que aumentar a arrecadação".

NOTIFICAÇÃO

Diversos vereadores também voltaram a protestar contra o envia de 543 mil notificações para contribuintes. "Uma notificação ilegal, com ameaças de multa e até de prisão", destaca o vereador delegado Eduardo Prado, PV, que teve aprovado na sessão de hoje um requerimento convidando o secretário de Finanças da Prefeitura, Alessandro Melo da Silva, para vir à Câmara debater com os vereadores o envio da notificação aos contribuintes do IPTU.

O líder do Prefeito na Casa, Tiãozinho Porto, Pros, também se contrário a forma como foi feita a notificação para o contribuinte regularizar o cadastro imobiliário. "Concordo que o secretário terá que vir a este Poder esclarecer toda essa polêmica, bem como o prefeito de Goiânia. Somos contra a qualquer aumento agora do imposto", afirmou Porto.

Alysson Lima e Anderson Salles Bokão, PSDC, também criticaram a Prefeitura pelo envio de notificação, afirmando que "se trata de uma armadilha, uma coação ao contribuinte". 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia