Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Em pauta, na Câmara, projetos de Cristina Lopes para prevenir e combater violência contra mulheres

Em pauta, na Câmara, projetos de Cristina Lopes para prevenir e combater violência contra mulheres

por Patrícia Drummond publicado 04/02/2019 16h03, última modificação 04/02/2019 16h03
Em pauta, na Câmara, projetos de Cristina Lopes para prevenir e combater violência contra mulheres

Foto: Alberto Maia

Três projetos de autoria da vereadora Cristina Lopes (PSDB) para prevenir e combater a violência contra a mulher estão na pauta da sessão desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Goiânia. Um deles cria a Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e à Violência Sexual em Goiânia, incentivando a denúncia por parte de vítimas, familiares e amigos.
De acordo com a parlamentar goianiense, pesquisa do Datafolha aponta que 42% das mulheres, no Brasil, relatam ter sofrido assédio sexual, mas especialistas garantem que o número é ainda maior, já que muitas não denunciam por medo e outras sequer se veem como vítimas. “A proposta é criar uma campanha de conscientização e enfrentamento, em parceria com a sociedade civil organizada e com o Executivo, buscando formas de dirimir todo e qualquer caso de violação à honra e ao corpo da mulher. Sabemos que a melhor maneira de obter resultados satisfatórios é juntando forças e alinhando ações”, explica Cristina Lopes.

Procuradoria da Mulher

Outro projeto da vereadora que deverá ser votado nesta terça-feira, em Plenário, cria a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Goiânia, a ser formada por uma procuradora-geral e quatro vereadoras coordenadoras, com mandato de dois anos. A Procuradoria deverá zelar pela defesa dos direitos da mulher, incentivando a participação das parlamentares em suas ações e nos trabalhos legislativos.
Além disso, o órgão receberá e encaminhará denúncias de violência e discriminação contra a mulher e fiscalizará programas dos governos estadual e municipal que visem a promoção da igualdade de gênero. “Todas as ações que busquem acrescentar e somar forças para diminuir a violência contra a mulher é válida. Precisamos entender que a legislação deve caminhar junto com ações de prevenção e combate, para alcançarmos os resultados que desejamos”, destaca Cristina. A Procuradoria da Mulher já existe nas duas casas do Congresso Nacional.

Observatório Municipal

O terceiro projeto de Cristina Lopes em pauta nesta terça-feira, 5, é o que institui o Observatório Municipal da Mulher contra a Violência, com o objetivo de reunir dados municipais de violência contra a mulher, a fim de garantir medidas eficazes e políticas públicas que busquem a conscientização e a responsabilização dos autores, suporte das vítimas e prevenção.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia