Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Em coletiva de imprensa na Câmara, prefeito eleito de Goiânia apresenta reforma administrativa

Em coletiva de imprensa na Câmara, prefeito eleito de Goiânia apresenta reforma administrativa

por Guilherme Machado publicado 10/12/2024 21h05, última modificação 11/12/2024 14h34
Sandro Mabel (União Brasil) reorganizará secretarias e criará novas pastas para diminuir custo do Município

O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), acompanhado do presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD), e de vários vereadores, esteve no Legislativo goianiense, nesta terça-feira (10) à tarde, para uma coletiva de imprensa. Mabel apresentou a reforma administrativa que fará em sua gestão à frente da Prefeitura, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Ao destacar ter experiência na área administrativa e “visão de gestor”, Mabel explicou que a reforma visa à diminuição do custo do município, como forma de sobrar mais dinheiro para investimentos. Uma das medidas será a concessão de espaços públicos à iniciativa privada, onde empresas poderão exibir suas marcas em troca de se responsabilizarem pela manutenção dos locais.

A nova Secretaria de Gestão e Negócios Municipais ficará responsável por aumentar a receita dos equipamentos públicos. Mabel deu exemplo do zoológico, que “tem custo muito alto, de quase R$ 4 milhões por ano mais a folha de pagamento, enquanto são gerados apenas R$ 119 mil de receita”. Além do zoológico, o Mutirama sairá da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer e passará à nova pasta.

Também nova na estrutura administrativa do Município, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços ficará responsável pelas áreas de cooperativismo e de agronegócio. “Precisamos de mais indústrias em Goiânia. A cidade vem perdendo muitas ao longo do tempo. Quero instalar parques industriais nos futuros eixos estruturantes que construiremos, como o contorno norte de Goiânia ligando a BR-060, na saída para Rio Verde, à BR-153, na saída para Anápolis e no prolongamento da Avenida Goiás Norte, onde também será possível instalar mais equipamentos comerciais”, explicou Mabel.

Para resolver o problema de demora na emissão de licenças municipais, o futuro prefeito disse que criará a Secretaria de Licenciamento e Fiscalização. “Existe dificuldade na abertura de novos comércios em Goiânia, demorando de 120 a 150 dias para sair a licença de funcionamento. Vamos centralizar o licenciamento para ficar tudo em um só lugar e para os processos não ficarem andando de um lugar para outro.”

Já a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, que ficará fora da pasta de Planejamento, terá metas mensais de regularização de propriedades. Segundo Mabel, há cerca de 40 mil lotes e de 15 mil casas para serem regularizados. “A meta é regularizar tudo em quatro anos de governo”, afirmou.

Outra medida de economia será a redução de cargos nas secretarias. “Vamos contingenciar metade de todos os cargos das secretarias executivas, com exceção da Saúde, que passa por momento muito difícil em Goiânia.”

Em relação à crise na Secretaria Municipal de Saúde, que está sob intervenção estadual, Mabel disse que, no primeiro dia de mandato, vai editar decretos de calamidade pública nas áreas da Saúde e de Finanças. “A situação da cidade é muito mais grave do que imaginei. Estou assustado com como a cidade está colapsando de maneira geral.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia