Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Elias Vaz denuncia falta de atendimento a pacientes com HIV

Elias Vaz denuncia falta de atendimento a pacientes com HIV

por Michelle Lemes publicado 15/08/2016 14h42, última modificação 15/08/2016 14h42

A Tribuna Popular da Câmara Municipal vai receber, durante sessão nesta terça-feira, às 9h30min, integrantes de ONGs voltadas a pacientes com HIV em Goiânia, a convite de Elias Vaz (PSB). Elas denunciaram ao vereador que portadores da doença que moram na capital não são mais atendidos pelo Condomínio Solidariedade, ligado à Secretaria Estadual de Saúde. O problema começou em fevereiro de 2014, quando a gestão da entidade foi transferida para a Organização Social (OS) Instituto Sócrates Guanaes. O atendimento ficou restrito a pacientes do interior.

 Aos moradores de Goiânia restou apenas uma alternativa: o HDT, que não tem atendimento global, como explica o voluntário e idealizador do Condomínio Solidariedade, André Luiz de Melo Santos. “O Condomínio era uma referência para portadores de HIV e eles perderam isso. Lá, a preocupação não é só com as condições físicas da pessoa, mas com o estado geral, é um centro integrado de atenção ao paciente”. A unidade oferece atendimento multidisciplinar, com fisioterapia, odontologia, psicologia, enfermagem e oficinas de artesanato, entre outras atividades.

 Segundo André, os pacientes da capital ficaram desassistidos e alguns até estão mudando de endereço para serem recebidos no Condomínio Solidariedade. “Há casos de pessoas que mudaram para cidades próximas, como Aparecida de Goiânia, para conseguir atendimento. O portador de Aids tem uma situação muito vulnerável, precisa realmente de um olhar mais atento do poder público”, afirma.

 Elias Vaz diz que o Estado deixou de oferecer o serviço aos pacientes de Goiânia sem entrar em acordo com o Município. "As pessoas não tem opção de local para realizar o tratamento. O Estado simplesmente cancelou o programa de atendimento aos pacientes com HIV sem pactuar com o Município, que não realiza esse tipo de serviço. É preciso rever essa situação e oferecer tratamento digno a esses pacientes. O poder público não está fazendo favor, saúde é direito de todos”, destaca o vereador. (Da Assessoria do Vereador)

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia