Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Professor Edward propõe gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados

Professor Edward propõe gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados

por Quezia de Alcântara publicado 20/02/2025 10h50, última modificação 20/02/2025 13h39
Proposta visa à ampliação do acesso da população a espaços de lazer e de cultura e a serviços essenciais
Professor Edward propõe gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados

Foto: Millena Cristina

O vereador Professor Edward (PT) apresentou, em Plenário, nesta quinta-feira (20), projeto de lei (PL 95/2025) para autorizar a Prefeitura a conceder gratuidade no transporte coletivo urbano, aos domingos e feriados, a todos os usuários. O benefício deverá contemplar as linhas municipais operadas por empresas concessionárias ou permissionárias.

Segundo o parlamentar, a proposta de gratuidade no transporte coletivo, aos domingos e feriados, segue tendência adotada em mais de 80 cidades brasileiras, como São Paulo, que já implementaram o modelo de tarifa zero em alguma medida.

“Essas experiências demonstram que a medida traz benefícios sociais, econômicos e ambientais, pois a gratuidade no transporte público, aos domingos e feriados, ampliará o acesso da população a espaços de lazer e de cultura e a serviços essenciais”, afirma Professor Edward.

"No caso de São Paulo, a política de tarifa zero proporciona uma cidade mais acessível e estimula a convivência social. É um incentivo à mobilidade das pessoas de baixa renda, que muitas vezes se restringem ao deslocamento essencial entre casa e trabalho durante a semana. A gratuidade permite que esses cidadãos usufruam plenamente do espaço urbano; fortalece o direito à cidade; e contribui para redução das desigualdades sociais”, completa.

De acordo com o texto, a adoção da tarifa zero também pode estimular a economia local, a partir do fortalecimento do comércio e do turismo. Em Goiânia, ao impulsionar o fluxo de consumidores para centros comerciais, feiras e pequenos negócios, a gratuidade pode ampliar o consumo e aquecer a economia.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia