Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Drenagem e alagamentos são temas de subcomissão ambiental

Drenagem e alagamentos são temas de subcomissão ambiental

por Da Redação publicado 18/06/2020 16h50, última modificação 18/06/2020 16h53

Na última reunião da subcomissão de sustentabilidade ambiental do Plano Diretor na Comissão Mista os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (ITCO) falaram aos vereadores da necessidade de atualização do Plano de Drenagem Urbana, datado de 2013, além da faixa de área sustentável próximas às margens dos córregos e rios do Município.

O ambientalista Silvio Matos destacou que o atual Plano de Drenagem comporta apenas a bacia do rio Anicuns, mas que deve ser ampliado com o crescimento da cidade e a inserção de outros mananciais na macrozona urbana. Ele defendeu que a Carta de Risco também seja revista, além da definição dos locais de Zoneamento Ecológico Econômico atualizados.

O vereador Paulo Magalhães (DEM) defendeu a metragem de 500 metros para a definição da faixa de Área de Uso Sustentável, já que as construções têm avançado muito e chegado próximas aos leitos dos rios e córregos, além de interferir no lençol freático.

O geógrafo Nilson Ferreira apresentou um mapa interativo onde puderam analisar as questões ligadas ao tipo de solo, relevo e permeabilização. “O PL 23 prevê área de Preservação Permanente de 100 metros e mais 100 metros de área de Uso Sustentável, o que dá 200 metros; isso atende à questão de preservação”, esclareceu. No entanto, algumas áreas foram descritas como necessárias de uma faixa mais ampla, como o caso da bacia do Meia Ponte, uma área de brejo, que acumula água.

O gestor da Amma, Gabriel Carneiro, concordou com o geógrafo, afirmando que “ a sinuosidade do Meia Ponte faz com que em alguns locais tenha 600 metros de cota de inundação e outras nem tem áreas de inundação, daí que a legislação precisa olhar”.

Assim, o ambientalista Silvio Matos, propôs que sejam criadas unidades de conservação no Município, para essas áreas onde não se deve haver equipamentos de uso urbano.

Quanto à drenagem foi proposta pelo urbanista Renato Rocha, a implantação de pisos drenantes no lugar de asfalto em ruas locais que têm pouco tráfego e em ruas internas de condomínios fechados.

O vereador Gustavo Cruvinel (MDB) afirmou que essa é uma solução viável e barata e que pode resolver a questão da impermeabilização e drenagem na cidade. (Assessoria do ver. Lucas Kitão, pres. Comissão Mista).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia