Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Dra.Cristina propõe implantação, na Câmara, do Programa Primeiro Parlamento

Dra.Cristina propõe implantação, na Câmara, do Programa Primeiro Parlamento

por Patrícia Drummond publicado 14/08/2019 16h30, última modificação 14/08/2019 16h30
Dra.Cristina propõe implantação, na Câmara, do Programa Primeiro Parlamento

Foto: Alberto Maia

Em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de lei n° 2019/00020, de autoria da vereadora e presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, Dra. Cristina (PSDB), propõe a criação do programa Primeiro Parlamento, na Casa.

“O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa da Câmara dos Deputados, realizado anualmente, e tem por objetivo possibilitar a alunos a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens”, explica a vereadora. “Apresento a proposta com a finalidade de trazer para o nosso parlamento municipal a mesma iniciativa já vivenciada na Câmara Federal, cujos resultados e valores podem ser facilmente observados”, completa.

A proposta visa, com a execução do programa, estimular a participação política da juventude e propiciar aos estudantes momentos de reflexão, além de proporcionar uma experiência prática sobre o papel do Poder Legislativo e a relevância do exercício da cidadania em sociedade.

O programa terá como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de Goiânia. A participação das escolas será livre, entretanto, deverão ser respeitados critérios eliminatórios e de rotatividade, previamente definidos em edital de convocação. As unidades de ensino passarão por um sorteio, o que definirá sua participação.

De acordo com a matéria, a iniciativa tem por objetivo seguir as seguintes etapas:

  • Divulgação em todas as unidades escolares da Capital;
  • Mobilização e formação pedagógica nas escolas sorteadas, através do desenvolvimento de projeto de educação para cidadania e formação política;
  • A eleição dos Primeiros Vereadores em cada escola participante (que dar-se-á por meio do Projeto Eleitor do Futuro da Escola Judiciária Eleitoral da Justiça Eleitoral);
  • Implementação de um cronograma de atividades, que disponibilize: formação política e cidadã, acompanhamento de Sessões Ordinárias na Câmara, acompanhamento de reuniões de Comissão, audiências de gabinetes dos vereadores, audiências públicas nas unidades escolares e outros.

Fica sob responsabilidade da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia, em conjunto com as unidades escolares participantes, o planejamento, a coordenação e a execução do programa.

 

(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel – Convênio PUC/GO)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia