Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Dra. Cristina propõe criação de medidas preventivas e de auxílio à mulher em estabelecimentos comerciais

Dra. Cristina propõe criação de medidas preventivas e de auxílio à mulher em estabelecimentos comerciais

por Guilherme Machado publicado 07/05/2019 17h05, última modificação 07/05/2019 17h04

A vereadora Dra. Cristina (PSDB) apresenta, nesta terça-feira, 7, projeto que cria mecanismos para adoção de medidas preventivas e de auxílio à mulher em situação de assédio ou violência em bares, restaurantes, casas noturnas e similares. Entre as medidas, estão o treinamento dos funcionários para identificação de situações de assédio ou violência contra a mulher, incluindo assédio contra as próprias funcionárias do estabelecimento; garantia e oferecimento de espaço reservado para que a mulher fique em local seguro até a chegada de autoridades competentes; comunicação imediata à Polícia Militar – Patrulha Maria da Penha e à Guarda Civil Metropolitana – Programa Mulher Mais Segura; acompanhamento da mulher até seu meio de transporte, quando necessário; fixação de cartazes nos banheiros femininos ou em local visível, com a frase: “Este estabelecimento conta com treinamento para auxílio a mulheres em situação de assédio e violência. Fale conosco”.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos poderão contar com o apoio do Poder Público Municipal para o treinamento dos funcionários, por meio da Secretaria Municipal de Política Pública para Mulheres, Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos de defesa da mulher, assim como firmar parcerias com a sociedade civil organizada, associações e ONGs que trabalham com a temática.

Para Dra. Cristina, há dois tipos de assédio que ocorrem com frequência em bares e restaurantes. Um deles é mais direto e grosseiro, chamados muitas vezes de cantadas, como “gostosa”, e outras frases que homens entendem como “elogios”. O segundo tipo vem depois de uma cantada não correspondida. Depois de levar um fora, o rapaz insiste em chamar a atenção da mulher, às vezes, de forma agressiva. “Muitas vezes, as ações são minimizadas ou relativizadas por falta de treinamento, preparo e informação. Esse comportamento acaba legitimando as abordagens que os homens acham normais. É preciso destacar que não é normal e que isso não deve ser tolerado”, afirma.

Texto da assessoria de comunicação da vereadora Doutora Cristina

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia