Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Nesta terça, Dra. Cristina promove audiência pública para discutir situação do Hospital Araújo Jorge e possível paralisação

Nesta terça, Dra. Cristina promove audiência pública para discutir situação do Hospital Araújo Jorge e possível paralisação

por Guilherme Machado publicado 21/10/2019 16h05, última modificação 21/10/2019 16h05

A vereadora Dra. Cristina (PSDB) promove nesta terça-feira, 22, às 14 horas, no auditório Carlos Eurico, da Câmara Municipal de Goiânia, audiência pública com o tema “Novo Processo de Auditoria da SMS no Hospital Araújo Jorge”. A proposta surgiu após recebimento de carta da instituição, que reclama do aumento do número de 25% de pacientes com câncer em estágio avançado, que resultam em morte. Segundo o hospital, a Prefeitura de Goiânia não realiza campanhas de prevenção, nem estimulou os exames de prevenção secundária. O município teria também diminuído os valores pagos como complemento para a realização de exames de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores do hospital destacam que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, em setembro de 2018, um processo de bloqueio nas contas cirúrgicas, utilizando-se de argumentos absurdos e de baixo respaldo técnico.

Além disso, em janeiro deste ano, afirmam os gestores, a SMS devolveu grande quantidade de guias cirúrgicas, informando via telefone, sem qualquer documento formal, que, a partir de então, havia mudado a forma de se solicitar a guia de cirurgia de alta complexidade, devendo acrescentar exames complementares que justificassem o pedido. “Esta mudança veio acompanhada de outra, não menos nefasta e irresponsável, que foi a mudança do fluxo do paciente do interior que precisa de cirurgia de alta complexidade. A Secretaria de Saúde de Goiânia, ao invés de nos repassar as guias de cirurgia do paciente do interior, como era realizado, passou a devolver, após autorização, estas guias para os municípios do interior, aumentando a distância e o tempo de espera”, enfatizam.

O Hospital, de acordo com os gestores, informou os problemas à SMS e pediu mudanças, que teriam sido negadas pela titular da pasta, Fátima Mrué. “Para o paciente, o resultado foi desastroso; muitos perderam valioso tempo, progrediram em suas doenças, perderam oportunidade de se tratar, de serem submetidos a tratamentos menos agressivos e, consequentemente, sofreram sequelas maiores.” O caso foi denunciado por pacientes ao Ministério Público, mas nada foi solucionado até o momento. Em recente reunião com a SMS, o Hospital Araújo Jorge foi informado de resultado preliminar de auditoria operativa em suas contas cirúrgicas de 2018. Foram apresentados números de inconformidades de quase 50%, de um universo de mais de 1.050 contas. De acordo com o Hospital, os cirurgiões oncológicos não receberam os pagamentos dos procedimentos cirúrgicos realizados em outubro de 2016. “Como os problemas persistemnova assembleia do corpo clínico de cirurgiões decidiu por movimento de paralisação, o que está programado para o dia 23 de outubro”, destacam os gestores.

Participarão da audiência pública, além dos pacientes, o diretor técnico do Hospital Araújo Jorge, Roberto Cesar Fernandes; a diretora clínica, Luana Gomes Alves; e a secretária de Saúde, Fátima Mrué. O prefeito Iris Rezende também foi convidado, assim como o Ministério Público Estadual.

 

Serviço: Audiência pública sobre situação do Araújo Jorge e possível interrupção de atividades

Data e horário: 22/10 (terça-feira), às 14h

Local: Auditório Carlos Eurico, Câmara Municipal de Goiânia


Texto da assessoria de comunicação da vereadora Dra. Cristina

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia