Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Dra. Cristina constata problemas no Ambulatório Municipal de Psiquiatria e no Wassily Chuc

Dra. Cristina constata problemas no Ambulatório Municipal de Psiquiatria e no Wassily Chuc

por Guilherme Machado publicado 02/09/2019 13h44, última modificação 02/09/2019 13h44

A vereadora Dra. Cristina (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia, visitou na manhã desta sexta-feira, 30, o Ambulatório Municipal de Psiquiatria e o Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, para verificar as condições de atendimento à população, iniciando os trabalhos relativos à campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir casos de transtornos psicológicos, sobretudo o suicídio. No ambulatório, a Comissão verificou que, dos dez médicos lotados, apenas quatro estão atendendo efetivamente, o que causa atraso nas consultas e consequente interrupção no tratamento de muitos pacientes, que dependem do atendimento para serem medicados. Com isso, a fila à espera por uma vaga aumenta. Faltam ainda 12 dos 37 medicamentos fornecidos pelo ambulatório.

Problemas estruturais também foram identificados, como o arquivo físico. O ambulatório não é informatizado. Além disso, há uma área no lote com mato alto, que, segundo as funcionárias, só recebe roçagem quando fazem uma “vaquinha” para pagar pelo serviço. A Comurg, segundo elas, já foi informada sobre o problema, mas não comparece para fazer a roçagem. O Ambulatório Municipal de Psiquiatria atende apenas pacientes repassados pelo sistema de regulação da Prefeitura de Goiânia.

No Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, há pacientes com transtornos psiquiátricos e dependentes químicos dividindo o mesmo espaço, que está lotado. De acordo com os funcionários, faltam roupas de cama, colchões e alimentação adequada. Eles também reclamam que o quadro de profissionais é insuficiente para atender à demanda. O pronto socorro atende pacientes enviados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e casos de emergência.

A vereadora Dra. Cristina lembra que o atendimento psiquiátrico da capital já foi referência no país e que precisa urgentemente de atenção por parte da Prefeitura de Goiânia. Segundo ela, durante o Setembro Amarelo, a Comissão de Direitos Humanos intensificará os trabalhos na área e buscará soluções junto ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde.

Texto da assessoria de comunicação da vereadora Cristina Lopes

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia