Dia do Árbitro de Futebol passa a integrar Calendário Oficial de Eventos do Município
O Plenário da Câmara aprovou, em segunda votação, nessa quinta-feira (11), projeto de lei (PL 217/2025) que institui o Dia do Árbitro de Futebol, em Goiânia. De autoria do vereador Anselmo Pereira (MDB), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e será comemorada anualmente em 11 de setembro.
Segundo o texto, o poder público poderá, na semana do Dia do Arbitro de Futebol, realizar ou apoiar eventos comemorativos, educativos e de valorização profissional, em parceria com entidades da sociedade civil – especialmente com o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safeco).
A escolha da data remete à fundação da primeira escola de árbitros do Brasil, criada em 11 de setembro de 1941 – marco decisivo para a profissionalização e para o fortalecimento da arbitragem esportiva no país.
“Ao propor a inclusão do Dia do Árbitro de Futebol no Calendário Oficial de Goiânia, esta Casa reconhece e valoriza o papel fundamental desses profissionais na condução das partidas esportivas, zelando pela disciplina; pelo respeito às regras; e pela imparcialidade nas competições, sobretudo no futebol, modalidade de maior alcance popular em nosso município”, afirmou Anselmo Pereira.













