Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Derrubado veto que proíbe uso de fogos de artifícios, bombas e morteiros

Derrubado veto que proíbe uso de fogos de artifícios, bombas e morteiros

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 07/02/2019 12h15, última modificação 07/02/2019 15h18

Por 22 votos a 1, o plenário da Câmara rejeitou na sessão de hoje (8) o veto do prefeito Iris Rezende, MDB, ao projeto que proíbe o uso de fogos de artifícios, bombas, morteiros e busca-pés no município de Goiânia. O projeto estende a proibição aos chamados fogos ruidosos que envolvem espaços públicos e privados. A exceção é para fogos de vista com ausência de estampido.

O projeto, assinado pelos vereadores Andrey Azevedo, MDB, e Zander Fábio, Patriota, recebeu elogios e apoio da maioria dos vereadores presentes na sessão de hoje.  "É preciso ficar claro que o estampido desses fogos são prejudiciais e afeta principalmente crianças, idosos e pessoa doentes, bem como os animais", citou a vereadora Sabrina Garcez, PTB. 

Outros vereadores também manifestaram pela rejeição ao veto do Paço municipal, como Carlin Café, PPS, Felisberto Tavares, PR, Kleibe Morais, DC. "É um grande benefício para a cidade", citou um dos autores da matéria, Zander Fábio.

ARGUMENTOS

Da tribuna, Andrey Azevedo reafirmou que artefatos que causam barulho, estampido e explosões são altamente prejudiciais à vida humana e aos animais. O vereador alegou ainda que a justificativa do Prefeito para vetar a proposta não tem sentido, e explica;"O projeto não propõe, como cita o Paço, prejudicar o comércio desses produtos. Ou seja, o espetáculo de fogos de artifícios pode ser feito com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista".

Azevedo lembrou que várias capitais brasileiras, como Florianopólis, Rio e São Paulo só permitiram uso de fogos sem estampidos nas comemorações de final de ano. 

VETOS MANTIDOS

O plenário manteve ainda o veto do prefeito a dois projetos, um de autoria de Zander Fábio e o outro, de Sabrina Garcez. O primeiro dispõe sobre uma política de controle da poluição no município de Goiânia. Enquanto o proposto pela vereadora Sabrina em que o contribuinte poderia ter crédito fiscal adquirido no programa Recicle Mais, Pague Menos, com a utilização de material reciclado entregue pelo munícipe.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia