Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Derrubado veto na CCJ sobre reajuste para aposentados e pensionistas da Câmara

Derrubado veto na CCJ sobre reajuste para aposentados e pensionistas da Câmara

por Quezia de Alcântara publicado 03/07/2019 10h44, última modificação 03/07/2019 10h44
Derrubado veto na CCJ sobre reajuste para aposentados  e pensionistas da Câmara

Foto de Marina Alice

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) a derrubada do veto do Executivo ao reajuste sobre os vencimentos dos aposentados e pensionistas da Câmara Municipal de Goiânia, que havia sido concedido a essa categoria junto à revisão geral dos servidores da ativa no dia 4/6/19, projeto de autoria da Mesa Diretora. O relator da matéria foi o vereador Zander Fábio (Patriota), que apesar de ser da base do prefeito Iris Rezende, recomendou a derrubada do veto.

Apesar de reconhecer a competência do Legislativo para propor a fixação da remuneração e dos reajustes dos vencimentos de seus servidores e agentes políticos, o poder Executivo alegou que existe um vício ao vincular o salário dos aposentados e pensionistas aos funcionários ativos.

“Os proventos de aposentadoria deverão ser reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos beneficiários do regime geral da previdência social, conforme a Lei Complementar 321/2018, artigo 117”, justificou a Prefeitura. Ou seja, para o Executivo a paridade dos aposentados e pensionistas da Câmara deve ser com os demais aposentados pelo Regime Geral da Previdência e não com os da ativa da Casa, que possuem regime próprio de previdência.

Em análise, a Procuradoria da Casa defendeu a rejeição do veto que não permite a igualdade de tratamento entre todos os servidores do Legislativo. “O quadro de inativos e pensionistas vinculados a este Parlamento foi constituído em virtude da aposentadoria ou morte de servidores que ingressaram no Quadro de Próprio deste Órgão Legislativo antes da promulgação da Emenda Constitucional nº 41/2003 e que após o exercício financeiro de 2003 somente foram nomeados servidores do quadro próprio deste poder os aprovados no concurso de 2006 e que estão na ativa”, relatou a Procuradoria.

Além de destacar a “desarrazoada interferência do Prefeito em ato normativo editado no exercício da competência da Mesa Diretora”, o texto esclarece que a correção não impactará os cofres do GoiâniaPrev.

O Sindicato dos Funcionários do Legislativo Goianiense (SindFlego) alega que “nenhum servidor da Câmara Municipal de Goiânia se aposentou com o instituo da paridade mostrando total desconhecimento pois na verdade, praticamente a totalidade dos servidores aposentados possuem esse benefício”.

Outro argumento do SindFlego é de que o Executivo não realizou essa discriminação entre os servidores daquele poder e a reposição foi aplicada de forma universal para os funcionários da Prefeitura. “Enquanto os servidores do Executivo terão o reajuste aplicado na folha de junho, reatroativo a maio, os aposentados e pensionistas do Legislativo não terão a reposição caso esse veto seja mantido”.

Agora, a matéria será analisada em plenário. Caso o plenário corrobore a decisão da CCJ, a lei será promulgada pelo poder Legislativo conforme prevê a Lei Orgânica do Município(LOM).

 

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia