Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Derrubado veto a projeto de lei que cria "botão do pânico" nas escolas municipais

Derrubado veto a projeto de lei que cria "botão do pânico" nas escolas municipais

por Guilherme Machado publicado 15/12/2020 11h50, última modificação 15/12/2020 12h09
Derrubado veto a projeto de lei que cria "botão do pânico" nas escolas municipais

Foto: Mariana Capeletti

Na manhã desta terça (15), o plenário da Câmara derrubou o veto (nº 56/2020) do prefeito Iris Rezende ao projeto de lei (nº 114/2019), de autoria da vereadora Doutora Cristina (PL), que cria o botão do pânico, que consiste em um dispositivo de segurança para o uso dos diretores das instituições de ensino municipais no caso de iminente perigo, como ameaça de violência e atentado à escola.

Ao ser acionado o botão, será disparado um alarme no Centro de Operações da Prefeitura de Goiânia, coordenado pela Guarda Civil Metropolitana, que deslocará equipe para atender a ocorrência em caráter de urgência.

A Prefeitura justificou o veto dizendo que “a iniciativa parlamentar cria normas que interferem diretamente na organização administrativa do poder público municipal, criando-se novas atribuições na organização da Guarda Civil Metropolitana”, o que só poderia ser feito por iniciativa exclusiva do prefeito. Ela alega também que a medida cria novas despesas públicas para a administração municipal, o que também não é permitido em projetos de iniciativa do legislativo, segundo o Executivo.

A vereadora autora do projeto elaborou a proposta logo após o atentado a uma escola estatual em Suzano (SP), no dia 13 de março de 2019, em que ex-alunos mataram cinco estudantes e duas funcionárias da instituição. Após o massacre, um dos atiradores matou o comparsa e em seguida cometeu suicídio.

“O projeto de lei tem como objetivo instituir uma medida de segurança preventiva nas escolas municipais a fim de diminuir a proporção que um atentado pode causar. É nosso dever proteger nossos alunos e professores”, explicou a Doutora Cristina.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia