Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Depoimentos indicam possível superfaturamento e irregularidades

Depoimentos indicam possível superfaturamento e irregularidades

por Quezia de Alcântara publicado 12/06/2017 11h40, última modificação 12/06/2017 15h37

 A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) ouviu nesta segunda-feira, 12, os depoimentos de dois representantes da Trana Tecnologia, que prestou serviço de fotossensores em Goiânia de 2010 a 2017, período em que a comissão detectou irregularidades e superfaturamento. 

Segundo documentos analisados pela comissão, quando assumiu o serviço, a Trana recebia do Município mensalmente mais de R$ 300mil, porém contratou a EIT, que operava antes dela, para locação de equipamentos destinados a 210 faixas de fiscalização por R$ 90 mil por mês, incluindo a manutenção e a mão de obra, “o que caracteriza o superfaturamento” na avaliação de Elias Vaz, que preside a comissão. 

O representante legal da empresa em Goiás, Venício Prata Júnior, disse que o contrato com a EIT foi um instrumento particular e que esta fazia a manutenção, sendo que a Trana tinha despesas pela prestação de todo o serviço. Adicionou que tanto a secretária quanto a controladoria do Município tinham conhecimento de todo o processo e pagamentos.

O edital de licitação exigia o fornecimento de equipamentos novos e de primeiro uso. Apesar disso, a partir de 2010 a Trana continuou a utilizar os fotossensores da EIT que prestava o serviço antes da Trana e foi sublocada para continuar a fazer o serviço. O vereador Delegado Eduardo (PV), relator da comissão, questionou esta situação e não obteve resposta satisfatória. “Ficou constatado que recebiam por equipamentos que não funcionavam, o que prova o recebimento ilegal de recursos públicos, ato de improbidade administrativa”.

O vereador Cabo Senna (PRP) inquiriu ao depoente o fato de que o contrato foi assinado em março de 2010, mas há cobrança do serviço por parte da Trana datada de dezembro de 2009. “Isso era a certeza de que esse contrato seria assinado, que ela venceria a licitação?”. Já Elias resumiu que o fato é gravíssimo, uma vez que a Trana recebeu o valor integral do contrato, mesmo sem ter instalado os equipamentos, o que foi comprovado pelas notas fiscais”. 

O proprietário da Trana, Marcos Pinto Rôla compareceu à reunião na companhia de sua advogada, Marina Chaves Alves que invocou o direito constitucional de seu cliente permanecer em silêncio. Segundo informou aos presentes a empresa já responde processo judicial sobre o contrato investigado pela CEI e que responderá naquela esfera as irregularidades apresentadas.

Para Vaz, tanto o sucinto depoimento do representante Venício Júnior quanto o silêncio do proprietário da Tana, Marcos Pinto “confirmam as irregularidades de cobrança indevida e superfatumento e torna evidente o conjunto de ilegalidades e é um reconhecimento de culpa”.

MARCADOS DEPOIMENTOS DE EX-SECRETÁRIOS

Foram marcadas datas para os próximos depoimentos, que ouvirão seis ex-secretários da SMT que administraram a pasta durante o período investigado e que trata dos contratos de compra de cavaletes e de fotossensores para fiscalização do transito em Goiânia.

No próximo dia 22/6/17, às 14 horas, devem ser ouvidos Fradique Machado, José Geraldo Freire e o vereador Andrey Azeredo.

Já no dia 26/6/17, às 8:30,  a comissão ouvirá Miguel Tiago, Dalvan do Nascimento Pikhardt e Patrícia Veras. (Foto de Alberto Maia).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia