Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Depoimentos apontam irregularidades diversas na SMT

Depoimentos apontam irregularidades diversas na SMT

por joana — publicado 02/05/2017 16h40, última modificação 03/05/2017 14h43
Depoimentos apontam irregularidades diversas na SMT

Foto de Francisco Carvalho

Presidida pelo vereador Elias Vaz (PSB), a Comissão Especial de Inquérito que investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), colheu na tarde desta terça-feira, 2, os depoimentos de dois convidados :Alexandre Umbelino de Sousa e Ideméres Francisca de Moura. A reunião foi realizada na Sala das Comissões e dela participaram- além do presidente da CEI - os vereadores Izídio Alves ( PR), Jorge Kajuru ( PRP), Cabo Senna ( PRP), Delegado Eduardo do Prado ( PV), Welington Peixoto ( PMDB), Anderson Sales Bokão ( PSDC), Romário Policarpo (PTC) e Lucas Kitão (PSL).

Ambos os convidados compareceram à oitiva na como colaboradores para dar explicações sobre um relatório produzido pela própria SMT com dados de novembro de 2010 ao final de 2013 e que apontou problemas graves. Alexandre foi diretor de Trânsito do órgão durante um ano e Edemêres é servidora efetiva, tendo ocupado o cargo de supervisora de Radar Estático de 2009 a 2012.

Os dois depoentes reafirmaram irregularidades contidas no relatório, tais como cancelamento de multas pela empresa Trana, validação de multas- que só podem ser feitas por agentes de trânsito – feitas através de códigos de servidores inexistentes, falta de cobrança por danos causados em acidentes de trânsito, falta de relatórios.

A Trana substituiu, em 2010, a EIT, que pertence à mesma família. O contrato foi prorrogado por aditivos irregulares e o Município gastou, nesse período, mais de cinquenta e cinco milhões de reais.  Desde o ano passado, os fotossensores foram desligados, com exceção de corredores de ônibus porque esse contrato com a Trana ainda está em vigor.

 Por outro lado, vereadores levantaram questionamentos a respeito de outras possíveis irregularidades como pagamento de propina feita por empresários para colocação de faixas de sinalização de trânsito, aditivos de contratos com a empresa Trana, suspeitas na prestação de serviços da Dataprom, desvio de cavaletes, tráfico de influência de políticos.

Segundo Elias Vaz, o alvo agora será a questão de aditivos suspeitos, cujas irregularidades haviam sido detectadas antes mesmo da assinatura dos mesmos. Assim, serão convocados para prestar depoimentos os seguintes servidores públicos que assinaram estes aditivos: Carlos Alberto Miranda, Abadio Antonio dos Santos, Paulo Eron Oliveira, Lorena Takashi Costa, Aparecida Souza, Yeda Ramos e Eli Camilo Nascimento. A oitiva está marcada para a próxima segunda-feira, 8, às 8h30, na Sala das Comissões.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia