Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Democratização de acesso à cannabis e importância de marco regulatório são debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa

Democratização de acesso à cannabis e importância de marco regulatório são debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa

por Edição de notícias publicado 29/11/2022 16h50, última modificação 29/11/2022 17h58
Organizado pela Associação SouCannabis, evento contou com articulação e mediação do vereador Lucas Kitão (PSD)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na ultima sexta-feira (25), audiência pública para debater democratização do acesso à cannabis terapêutica, benefícios do medicamento no tratamento de doenças e importância de marco regulatório sobre a questão. O evento foi organizado e mediado pelo vereador Lucas Kitão (PSD).

O pedido para realização da audiência foi feito pelo deputado estadual Lucas Calil (MDB), atendendo à solicitação da Associação SouCannabis. Kitão mediou o debate juntamente com o presidente da associação, Denver Carniello Rezende. Além de profissionais da área de saúde, o evento contou com participação de representantes da Associação Ágape Medicinal, do Instituto Arandu e da Associação Curando Ivo.

Debate

Em sua manifestação, Lucas Kitão defendeu a importância do debate. Segundo ele, atualmente são poucos brasileiros que conseguem, na Justiça, acesso à cannabis medicinal. Para o vereador, a democratização do acesso e a legalização – por meio de marco regulatório – poderiam gerar emprego, movimentar a economia e melhorar a vida de muitos.

"Precisamos aprovar um marco regulatório. Já temos o projeto 399/2015, que tramita no Congresso Nacional, e é o primeiro passo para ter uma lei que regulamente e facilite legislação e discussão profunda sobre cannabis medicinal, por meio do acesso à planta e para melhorar qualidade de vida de pacientes que sofrem com centenas de doenças", afirmou.

Na Câmara de Goiânia, Kitão foi autor de projeto de lei (PL 10.611/2021) voltado à criação do Programa Municipal de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos à base da planta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao defender democratização do acesso ao medicamento, a diretora técnica da Associação SouCannabis, Endy Lacet, reiterou que a cannabis terapêutica tem princípios para atender às necessidades fisiológicas e à qualidade de vida. "Por isso que nós trabalhamos por esse medicamento. Por isso é necessário criar propriedade de mudança, para que pacientes com bom poder aquisitivo e também os que necessitam de auxílio tenham acesso. Somos a possibilidade", disse.

Fim do preconceito

Os debatedores também criticaram o que consideram ignorância, motivada por preconceitos que acompanham o debate sobre o tema. Segundo eles, para pôr fim a essa realidade, é preciso que benefícios do uso medicinal da cannabis sejam levados ao conhecimento de todos. Dessa forma, acreditam que pessoas poderão absorver, sem medo, modalidades médicas e medicamentos que surgem para tratamento de diferentes doenças.

O farmacobotânico Pedro Nicoleti argumenta que há lacuna, por parte do Estado, no debate. Para ele, esse espaço está sendo preenchido pelas associações. No entanto, avalia que o passo precisa ser dado pela via institucional. "É o meio mais fácil de melhorar a conjuntura para tratamento”, declarou.

Já o presidente da SouCannabis, Denver Carniello, defendeu a quebra de tabu relacionado ao uso da cannabis terapêutica. “Nosso interesse é deixar claro que não é o último tratamento. O tabu tem que cair antes da necessidade. Por isso, o debate ajuda a acabar com preconceitos”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia