Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Cristina quer criar Patrulha Maria da Penha dentro da GCM

Cristina quer criar Patrulha Maria da Penha dentro da GCM

por silvana — publicado 05/07/2017 13h30, última modificação 05/07/2017 14h17

Com o objetivo de atuar na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar,  a vereadora Cristina Lopes (PSDB) quer criar no âmbito da Agência da Guarda Civil Metropolitana-GCM, a “Patrulha Maria da Penha”. A Patrulha será regida pelas diretrizes dispostas na Lei Federal de mesmo nome e na Lei nº 11.340/2006. A medida, não acarretará custos à Administração Municipal, porque segundo Cristina, a Agência da GCM  possui guardas femininas preparadas para o cumprimento destas leis.

O patrulhamento, de acordo com a proposta, deverá  garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, integrando ações e compromissos pactuados no Termo de Adesão ao pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência. Esta iniciativa já foi adotada, com êxito,  em várias cidades brasileiras diz a autora da proposta.

Cristina lembra que a Lei Maria da Penha é reconhecida pela ONU- Organização das Nações Unidas, como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres, pois determina a responsabilidade do Estado na prevenção e proteção das mulheres vítimas de agressão, bem como a punição dos agressores. No entanto, continua a vereadora, as estatísticas criminais continuam alarmantes e as ações desenvolvidas ainda são insuficientes.

Nossa proposta será uma importante ação que garantirá a união de esforços de forma articulada e em parceria com diversos órgãos para combater as várias formas de violência  assegurando ainda o acesso a uma estrutura de atendimento adequado além de promover a integração e ampliação dos serviços públicos especializados às mulheres em situação de violência, justifica a vereadora.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia