Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Cristina Lopes propõe criação de Programa Grupo Reflexivo

Cristina Lopes propõe criação de Programa Grupo Reflexivo

por Heloiza Amaral publicado 18/12/2018 11h55, última modificação 18/12/2018 16h18

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) apresentou, nesta terça-feira, 18, projeto que institui, em Goiânia, o Programa Grupo Reflexivo, que visa conscientizar e responsabilizar autores de violência doméstica contra mulheres, além de prevenir, combater e reduzir casos de reincidência. O programa deverá ser elaborado, executado e avaliado anualmente por uma equipe técnica, composta por psicólogos, assistentes sociais e especialistas no tema, formada por indicação de representantes da Prefeitura de Goiânia, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

O curso, com duração de um ano, é destinado a homens autores de violência contra a mulher e que estejam com inquérito policial, procedimento de medida protetiva ou processo criminal em curso, mas não pode ser aplicado se estiverem com a liberdade cerceada, sejam acusados de crimes sexuais, dependentes químicos com alto comprometimento, portadores de transtornos psiquiátricos ou autores de crimes dolosos contra a vida (tentativa de assassinato).

De acordo com Cristina Lopes, o projeto já é desenvolvido em âmbito estadual e apresenta resultados positivos. Entre os homens que passaram pelo curso, apenas quatro voltaram a agredir mulheres. “Voluntariamente, há dois anos, realizo palestras em um dos módulos do Grupo Reflexivo. Acredito na mudança de comportamento, com a desconstrução da cultura do machismo, a transformação e o rompimento com a cultura de violência contra as mulheres, em todas as suas formas e intensidades de manifestação”, afirma a vereadora.

Cristina defende também o trabalho de conscientização de crianças, que tendem a reproduzir o comportamento dos pais, como vítima ou agressor, ao presenciar casos de violência. O projeto, segundo ela, não gera custos ao município e é fundamental para ampliar as ações de combate à violência contra a mulher na capital. (Foto: Alberto Maia)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia