Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Cristina Lopes fiscaliza revitalização da Estação Ferroviária de Goiânia

Cristina Lopes fiscaliza revitalização da Estação Ferroviária de Goiânia

por joana — publicado 22/01/2018 12h03, última modificação 22/01/2018 12h03

Como uma das principais articuladoras do movimento de restauração da área da Estação Ferroviária de Goiânia, a vereadora Cristina Lopes (PSDB) , autora, inclusive de vários requerimentos para todas as instâncias governamentais, acredita que , finalmente, o objetivo está sendo alcançado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura assinaram a ordem serviço da obra que está orçada em R$ 5,87 milhões. Tombado pela entidade, o edifício compõe o acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco da capital.

A vereadora cita uma reunião com representantes da Prefeitura e do Iphan, na própria Estação Ferroviária, que contou com a presença do restaurador Wagner Matias de Sousa, coordenador artístico dos dois painéis de Frei Confaloni existentes na área interna do monumento, do secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, e da coordenadora técnica do Iphan, Bia Otto.

De acordo com o coordenador artístico do projeto, Wagner Matias, a obra tem previsão de entrega em 18 meses. Os serviços serão executados passo a passo até a conclusão do cronograma. “Acredito que a revitalização vai enriquecer a vida cultural dos goianos, mas é importante que a comunidade se aproprie do espaço. A Estação é um patrimônio cultural inestimável”.  

A coordenadora técnica do Iphan, Bia Otto, afirmou que a obra de restauração do edifício, dos painéis de Frei Confaloni, da Maria Fumaça e paisagística do entorno da Estação e da Praça do Trabalhador não é apenas uma revitalização física, mas uma revitalização e resgate cultural e histórico. Essa obra é parte do escopo da PAC das Cidades Históricas.

Inaugurada em 1950, a Estação Ferroviária operou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. O prédio está localizado na Praça do Trabalhador, no Setor Central, e fica nas proximidades da Câmara Municipal e do Terminal Rodoviário de Goiânia. A região também se trata de um polo comercial que atrai clientes de todo o país, pois abriga a Feira Hippie, a Feira da Madrugada e as lojas da Rua 44.

Com a restauração em curso, continuaremos a cumprir nosso dever de fiscalizar todos os passos desta obra que é de fundamental importância para a preservação de nossa história”, diz Cristina Lopes.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Cristina Lopes.


TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia