Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Conselho de Ética da Câmara recebe denúncia de crime eleitoral contra Kajuru

Conselho de Ética da Câmara recebe denúncia de crime eleitoral contra Kajuru

por Guilherme Machado publicado 25/10/2018 18h35, última modificação 25/10/2018 19h40

O Conselho de Ética da Câmara recebeu a denúncia feita por Edson Automóveis (PMN) contra Jorge Kajuru (PRP) pela suposta prática de crime eleitoral devido ao uso de materiais e pessoal da Casa para promoção de sua campanha. No dia 3 de outubro, Edson fez a denúncia no plenário e a encaminhou ao presidente Andrey Azeredo (MDB) junto com fotos que foram tiradas do interior da sala de cópias da Câmara, onde supostamente estariam sendo impressos materiais de campanha.

A presidência encaminhou a reclamação à Procuradoria Jurídica da Câmara, que emitiu parecer afirmando que “a rigor, os órgãos incumbidos constitucionalmente da apuração de infrações penais, sobretudo aquelas de natureza eleitoral, são a Polícia Judiciária e o Ministério Público. Dessa forma, a ciência de prática tipificada como crime, em princípio, deve ensejar a comunicação a tais órgãos a fim de que os mesmos possam apurar autoria e materialidade do suposto ilícito penal.”

Afirma ainda que “o fato narrado pode também se constituir em uma suposta infração disciplinar. Nesses casos, a apuração de possível ilícito se inserirá nas atribuições da Câmara Municipal de Goiânia”. A apuração do fato, além de eventual julgamento e punição são atribuições do Conselho de Ética e do Plenário da Câmara. Se for verificado que houve alguma infração cometida por funcionário da Câmara, essas competências ficam a cargo da Mesa Diretora e da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar.

Com a denúncia recebida, o presidente do Conselho de Ética, Anselmo Pereira (PSDB), espera receber em 15 dias a manifestação de Kajuru por escrito sobre a denúncia. O conselho irá escolher um relator para fazer a apuração dos fatos e elaborar um parecer final, que será encaminhado ao plenário da Câmara para ser votado. Durante o trâmite, Kajuru terá prazo para apresentar sua defesa, arrolar testemunhas e requerer diligências que achar necessárias.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia