Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Condições de trabalho de agentes de saúde serão discutidas em audiência

Condições de trabalho de agentes de saúde serão discutidas em audiência

por Quezia de Alcântara publicado 29/06/2017 11h10, última modificação 29/06/2017 11h12

Audiência pública nesta sexta-feira, 30, vai discutir a situação de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Goiânia. “O serviço prestado por esses servidores é muito importante para a cidade. Eles precisam receber da prefeitura condições de atender a população com qualidade”, afirma o vereador Elias Vaz (PSB), que está promovendo a discussão.

O presidente do sindicato que representa a categoria, Eurípedes Moreira da Silva, diz que a capital tem hoje cerca de 1,3 mil servidores e que a Prefeitura não tem oferecido a estrutura necessária para a prestação do serviço. Segundo ele, falta até uniforme, mas há problemas ainda mais graves. “Recebi denúncias de que servidores que estão entrando agora para fazer o combate de endemias estão parados porque não fizeram o curso obrigatório antes de iniciar as atividades. Como um funcionário que vai fazer o combate a doenças como dengue e febre amarela vai trabalhar sem curso de formação, sem saber manusear os produtos”, questiona Eurípedes Moreira. 

 Pagar do bolso

No caso dos agentes comunitários que integram o Programa Saúde da Família, o trabalho inclui visitas mensais aos pacientes divididos por áreas. “Os agentes, quando há necessidade, encaminham o paciente para atendimento nos cais. O problema é que nas unidades faltam médicos e estrutura básica de atendimento”, conta o presidente do sindicato.

 Eurípedes Moreira também reclama que falta investimento para oferecer formação continuada aos profissionais e materiais básicos para executar o trabalho. “Os servidores não dispõem de computadores para cadastrar os pacientes e controlar as visitas. É preciso fazer a mão. E até o caderno eles têm que pagar do bolso”. O presidente do Sindicato cobra ainda que seja dispensado aos agentes o mesmo tratamento dos outros servidores da Saúde. “Eles contam com plano de carreira e nós não. Há uma desvalorização da categoria”. (Com informações da assessoria do vereador)

 Serviço:

Audiência pública condições de trabalho de agentes comunitários e de endemias

30.06.17 – sexta-feira

8h30min

Auditório Carlos Eurico

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia