Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão Mista vota LDO e aprova 29 emendas

Comissão Mista vota LDO e aprova 29 emendas

por Heloiza Amaral publicado 05/07/2018 12h10, última modificação 05/07/2018 16h36

A Comissão Mista aprovou, nesta quinta-feira (5), relatório da vereadora Cristina Lopes (PSDB) sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019, enviado pelo prefeito Iris Rezende, com a inclusão de 29 emendas. Apenas duas emendas foram rejeitadas: a que diminuiria a porcentagem de remanejamento de verbas da Prefeitura de Goiânia de 30 para 10% e a que reduziria o número de mutirões de 12 para 7.

Entre as alterações aprovadas, está a redução de 25 para 10% dos recursos destinados às obras públicas para a construção da Casa de Vidro. A relatora, autora da proposta, explica que o centro cultural já recebe verbas da União e, num momento de crise, os recursos municipais devem ser empregados em áreas fundamentais, como a Saúde. Os 15% retirados da Casa de Vidro irão para a ampliação da rede básica de atenção à Saúde, principalmente para a construção de quatro unidades do Plano de Saúde da Família (PSF).

Foi aprovada também emenda de reforma das unidades de educação do município, adequando-as às necessidades das crianças com deficiência, atendendo aos princípios da Lei da Inclusão. Outro destaque foi a emenda que determina a qualificação técnica dos servidores do município, de autoria da relatora. Cristina Lopes lamentou a rejeição da proposta de redução do índice de remanejamento pelo Executivo e da diminuição de 12 para 7 mutirões na capital, mas garantiu que as duas emendas serão reapresentadas em plenário, para análise de todos os vereadores.

O presidente da Comissão Mista, Lucas Kitão (PSL), manifestou apoio à relatora e afirmou que a Câmara deixa de contribuir com a população ao permitir o índice de remanejamento de 30% para a prefeitura, o que dá a ela a opção de desrespeitar o que foi acordado com a Câmara na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA). “Com um índice menor, o prefeito teria que recorrer à Casa para alterar a destinação de verbas, uma forma de proteger os interesses do cidadão”, argumenta.

A votação da LDO foi acompanhada por membros de conselhos e da população em geral, que já haviam participado das duas reuniões públicas realizadas no mês de junho. Eles prometem lotar as galerias da Câmara na próxima terça-feira (10), quando o projeto deve passar pela primeira votação em plenário. (Foto: Wictória Jhefanny)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia