Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão Mista aprova ponto biométrico nas sessões plenárias

Comissão Mista aprova ponto biométrico nas sessões plenárias

por Quezia de Alcântara publicado 19/03/2019 10h10, última modificação 19/03/2019 16h00
Comissão Mista aprova ponto biométrico nas sessões plenárias

foto de Heloíza Amaral

O ponto biométrico para os vereadores durante as sessões no plenário foi aprovado nesta terça-feira (19) na Comissão Mista, sob presidência do vereador Lucas Kitão (PSL).

De autoria do vereador Paulo Magalhães (PSD) o projeto de resolução (2019/8) foi aprovado por unanimidade e recebeu elogios dos vereadores presentes.

O registro da presença dos vereadores deverá ser feito segundo o projeto, três vezes durante a sessão: no início do Expediente às 9h, com tolerância de 15 minutos; às 11h quando começar a Ordem do Dia e às 12h quanto terminar a sessão. Será considerado faltoso o parlamentar que deixar de registrar sua presença, o que pode gerar desconto no subsídio mensal na ordem de 1/20 por falta, conforme a matéria que ainda será levada para análise e votação em plenário.

As faltas somente serão abonadas por motivo justo listado no projeto de resolução: doença; luto em família; gala; licença gestante ou paternidade e por fim, desempenho de missões oficiais da Câmara. O vereador terá direito a três falta por mês além dessa lista, desde que justificadas e no desempenho de atribuições legislativas.

ELOGIOS

Emilson Pereira (Podemos) disse que a Casa seguirá a rotina de qualquer trabalhador do país que tem que bater ponto em seu local de trabalho.

Zander Fábio (Patriotas), no entanto, ressaltou que a presença dos parlamentares já é verificada pelo painel eletrônico, mas que o ponto eletrônico reforçará a necessidade do vereador estar presente.

Anselmo Pereira (PSDB) destacou que a principal preocupação é com os que “assinam o ponto e vão embora, não participando da sessão até o seu término”.

Paulo Magalhães reforçou a afirmação do colega afirmando que “tem vereador que chega no final da sessão, quase meio-dia só para bater o ponto”. Ele disse que muitas vezes um projeto importante não pode ser votado por falta de quórum. “Quero sair e deixar essa Casa como exemplo para as futuras gerações”, completou citando outras casas legislativas que já utilizam esse dispositivo: São Paulo, capital e Pedrinhas, no interior paulista; Palmas, no Tocantins; Araças e Feira de Santana, na Bahia; João Pessoa na Paraíba e Curitiba e Mangueirinha no Paraná.

 COMISSÕES PERMANENTES

Outra matéria aprovada na Comissão nesta manhã cria mais duas comissões permanentes na Casa. São elas: Comissão de Defesa e Direitos dos Animais e Comissão de Fiscalização do Transporte Coletivo. Com isso as comissões da Câmara de Goiânia passam de 18 para 20 colegiados. Também foi aprovado o aumento no número de membros em que cada uma das comissões. Atualmente as comissões possuem sete membros cada e passará a ter nove, com exceção da Mista que é composta por um membro de cada uma das demais comissões, e que será composta por 21 parlamentares após aprovação desta resolução pelo plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia