Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão Mista aprova LDO 2020 com 21 emendas

Comissão Mista aprova LDO 2020 com 21 emendas

por Quezia de Alcântara publicado 02/07/2019 10h15, última modificação 02/07/2019 15h52
Comissão Mista aprova LDO 2020 com 21 emendas

Foto de Marina Alice

Foi aprovado nesta terça-feira (2) o relatório do vereador Jair Diamantino (DC) sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. Das 24 emendas acatadas pela relatoria, 21 foram aprovadas pelos vereadores do colegiado.

“Houve grande interesse e participação dos vereadores, representando várias entidades de classe e os interesses da sociedade” declarou Diamantino, adicionando que as emendas representam a valorização do poder Legislativo. “É hora dos vereadores se valorizarem e serem ouvidos pelo Executivo e a população respeitar nosso trabalho, pois estamos aqui para representar a sociedade”, completou.

Os vereadores que apresentaram emendas foram: Paulo Magalhães (PSD) com sete propostas; Cristina Lopes (PSDB) com seis; Jair Diamantino (DC), Emilson Pereira (Podemos), Ozéias Varão (PSB) e Lucas Kitão (PSL), com duas emendas cada e Cabo Senna (Patriota) com uma sugestão.

As emendas, no entanto, que geraram discussão se referiram ao mesmo artigo, o de número 47 que modifica o texto original e trata do percentual para abertura de crédito suplementar com remanejamento de recursos. O Executivo propôs um percentual de 30%, mas três vereadores apresentaram emenda para diminuir essa quota.

Vereadores da base defenderam a derrubada dessas e de todas as emendas. Felizberto Tavares (PR) lembrou conselho dado pelo “vereador decano da Casa, Anselmo Pereira (PSDB), de que qualquer emenda que os vereadores apresentam é vetada pelo Executivo”.

Cristina Lopes defendeu que as emendas vetadas tiveram problemas formais e questões técnicas apontados pela equipe financeira do Município e que para ter uma emenda aprovada no Orçamento é necessário que esteja em correta sintonia com a LDO, o que muitas vezes, não vem ocorrendo.

CAMISA DE FORÇA

Já Clécio Alves (MDB), apoiado por Zander Fábio (Patriota), foi enfático ao pedir que não diminuíssem o percentual de remanejamento, pois estariam “colocando camisa de força na administração do prefeito Iris Rezende” e que “a administração precisa deslanchar” e não ficar dependendo de projetos que estão tramitando dos quais, algumas comissões estão “segurando e dificultando a aprovação”.

O argumento foi rechaçado pelo presidente da Comissão Mista, Lucas Kitão, que mostrou data do trâmite da matéria. Kitão, inclusive, apresentou emenda para reduzir o índice de remanejamento para 5%, mas teve a sugestão rejeitada. “O nosso objetivo é colocar a Câmara para participar mais desse orçamento e do planejamento da cidade; se deixarmos esse percentual alto, a Prefeitura não vai precisar pedir autorização do Legislativo”, afirmou.

CONTINGENCIAMENTO

O parlamentar ainda retirou sua outra emenda que tratava do contingenciamento proposto pelo Executivo para 5%. Ele sugeriu a redução para 2,5% destinando o restante, cerca de R$ 400 milhões, para educação, saúde e mobilidade”. “Retirei após ser informado que poderia haver prejuízo no atendimento de nossas emendas impositivas; não podemos correr o risco de o Executivo deixar de acatar o orçamento impositivo”.

A Comissão acabou por aprovar emenda do vereador Álvaro da Universo (PV) que ficou com a seguinte redação: “A Lei Orçamentária Anual autorizará o Chefe do poder Executivo nos termos do artigo 7º da Lei Federal 4.320/64 a abrir créditos suplementares ou especiais, por meio de remanejamento de dotações, até o limite de vinte por cento da programação objeto de anulação”.

A matéria segue para a primeira votação em plenário, prevista para esta quarta-feira. Após o interstício de 24 horas estará apta para a segunda e última votação.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia