Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão Especial de Gestão de Resíduos Sólidos realiza reunião

Comissão Especial de Gestão de Resíduos Sólidos realiza reunião

por Guilherme Machado publicado 21/11/2017 18h35, última modificação 22/11/2017 09h08

A comissão especial formada para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos se reuniu na tarde desta terça, 21. O presidente da comissão, vereador Vinicius Cirqueira (Pros) disse que, até o momento, foram feitas visitas à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam), à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e ao aterro sanitário. A comissão completou os 60 dias de duração inicialmente previstos e foi renovada por mais 60 dias no último dia 9 de novembro. 

“A comissão fará uma visita a um aterro sanitário que seja exemplo de gestão na área ambiental”, anunciou o presidente. A previsão, segundo ele, é que a viagem ocorra no dia 7 de dezembro, com duração de até dois dias. Entre as cidades que os vereadores da comissão deverão escolher estão Curitiba, no Paraná; Itajaí, próximo a Florianópolis, em Santa Cataria; e Bandeirantes, próximo a Campinas, em São Paulo. 

O técnico da Seplam e presidente da Sociedade Resíduo Zero (SRZero), Diógenes Aires de Melo, participou mais uma vez de uma reunião da comissão e defendeu a cobrança da “taxa do lixo”, pretendida pelo prefeito Iris Rezende, mas com regras claras de como o dinheiro vai ser aplicado e bonificação para os que gerarem menos lixo. 

“Existem estudos que indicam que a taxa de lixo melhorou o resultado da gestão de limpeza em várias capitais do Brasil. Acredito que é uma realidade que precisa ser pensada para Goiânia”, afirmou o gerente de manejo de resíduos sólidos da Amma, Giovane Toledo, que participou como convidado. 

“É mais uma taxa que irá para um fundo, que a Prefeitura irá usar para pagar servidores”, criticou o relator da comissão, Anselmo Pereira (PSDB). Ele disse que o contribuinte só vai aceitar pagar mais esse imposto se visse a Prefeitura de fato aplicando num aterro sanitário “ecologicamente correto” e em outras áreas da limpeza urbana. 

O engenheiro Aldo Kazuo Shimada mais uma vez participou da comissão. Ele é o autor da proposta de criação de um Polo Industrial de Gestão de Recursos Sólidos, uma grande área no entorno do aterro sanitário destinada ao reuso e reciclagem de lixo. Hoje ele explicou melhor sobre o polo de lavanderias, previsto no projeto para ser instalado dentro do complexo. A ideia é reunir todas as lavanderias num só local com infraestrutura para que a água não seja descartada nos mananciais, nem na rede pública de esgoto, mas tratada biologicamente e reutilizada. “O processo de recuperação do resíduo líquido das lavanderias é um processo longo e penoso que as lavanderias não praticam. Esse polo de lavanderias resolveria esse problema”, afirmou acrescentando que em todas as lavanderias que visitou em Goiânia observou a prática de algum crime ambiental. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia