Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão de Saúde cobra a realização de testes rápidos do Coronavírus para servidores da saúde de Goiânia

Comissão de Saúde cobra a realização de testes rápidos do Coronavírus para servidores da saúde de Goiânia

por Da Redação publicado 03/06/2020 15h15, última modificação 03/06/2020 15h18
Comissão de Saúde cobra a realização de testes rápidos do Coronavírus para servidores da saúde de Goiânia

Foto: Antônio Silva

Na sessão ordinária presencial desta terça-feira (3), a presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia, vereadora Priscilla Tejota (PSD), apresentou denúncias recebidas pela comissão de falta de testagem para Covid-19 em profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulância, maqueiros, guardas-civis e trabalhadores da área administrativa das unidades de saúde da capital. 

“Esses servidores têm trabalhado em condições desumanas, sem o teste rápido [para a detectar o Coronavírus], sem equipamentos de proteção nas unidades de saúde, expondo um grave descaso da administração pública com os profissionais que trabalham na linha de frente do combate a pandemia”, declarou Priscilla. 

“Em todos os lugares do mundo onde o Covid-19 passou, os primeiros a ser defendidos foram os profissionais da linha de frente. Goiânia está deixando vergonhosamente esses trabalhadores em estado emocional precário, voltando para a casa sem nenhuma resposta se estão contaminados ou não”. Segundo Priscilla, a comissão recebeu informações de casos em hospitais onde profissionais apresentaram sintomas ou até foram diagnosticados com Covid-19, mas não foram feitos testes nos outros funcionários da unidade. A vereadora disse ainda que recebeu também denúncia de falta de copos descartáveis, luvas e máscaras em quantidade insuficiente nos Cais da capital. 

“É um absurdo. Sem esses equipamentos e sem os testes, o profissional corre risco de ser infectado e também de transmitir o vírus aos colegas, pacientes e familiares. A nossa secretária é médica, pesquisadora e sabe dos riscos. Se não tomarmos uma postura, vamos assistir os trabalhadores de frente ficarem, infelizmente, adoecidos gravemente, podendo perderem a vida.’’ 

A parlamentar informou que a demanda será encaminhada ao Ministério Público de Goiás para que sejam apuradas tais denúncias e as providências cabíveis sejam tomadas pelo órgão. “A nossa solicitação é para que seja obrigatória a testagem dos servidores municipais nas unidades com comprovação de casos de Covid-19”, concluiu. 

Falta de remédios

Priscilla lembrou ainda que, em maio, a Comissão de Saúde recebeu a denúncia de falta de medicamentos para depressão, ansiedade e outros transtornos mentais no Ambulatório de Psiquiatria do Jardim América. Situação que, segundo ela, ainda persiste. “Na farmácia, os problemas continuam. Recebemos do senhor Liorcino Mendes Pereira Filho a resposta de que os remédios continuam em falta há três meses. O paciente relatou que a unidade de Saúde não atende as ligações, obrigando os usuários a irem pessoalmente até lá para receber a informação de que não há medicamentos”, relatou a vereadora. 

Texto da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia