Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão de Finanças aprova prorrogação do prazo de adesão ao REFIs

Comissão de Finanças aprova prorrogação do prazo de adesão ao REFIs

por silvana — publicado 26/09/2017 15h05, última modificação 27/09/2017 16h08

A Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara, aprovou agora à tarde, o parecer favorável do vereador Anselmo Pereira (PSDB) ao projeto de lei do Executivo que “prorroga o prazo para adesão aos benefícios da Lei nº 10.056/2017, que concede anistia de mora e remissão de juros do IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano; ITU- Imposto Territorial Urbano e ISSQN- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza”.  

O projeto do  REFIS (programa de refinanciamento, como ficou conhecido) proposto pelo Paço e aprovado pelos vereadores em 28 de Julho previa que o  prazo  se encerraria no final deste mês de Setembro. Na última sexta-feira, dia 22/09, o Prefeito Iris Rezende enviou novo projeto à Câmara propondo a prorrogação deste prazo por mais um mês, ou seja, até 31 de Outubro próximo.

A matéria foi analisada pela CCJ- Comissão de Constituição e Justiça, da Casa, na manhã de ontem, 25/09, em reunião extraordinária e colocada para apreciação do Plenário na sessão desta terça-feira, 26/09 quando obteve aprovação unânime, em primeira votação.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Clécio Alves (PMDB) entendendo a necessidade de tramitação urgente do projeto, convocou os membros para uma reunião extraordinária logo após o encerramento da sessão.

EMENDA

Acatando sugestão de vários vereadores, o relator Anselmo Pereira apresentou juntamente com Clécio Alves (PMDB) e Paulo Magalhães (PSD) e assinada por outros parlamentares,  uma emenda dilatando ainda mais o prazo para que a adesão aos benefícios concedidos para quitação dos débitos destes impostos junto à Administração Municipal, seja feita até o dia 31/12/2017.  

Segundo Clécio, a proposta do Executivo não altera o texto aprovado pela Câmara em Julho passado e publicada no Diário  Oficial do Município, apenas, propõe novo prazo. Entendemos, disse o vereador, que um mês não seria suficiente, já que um dos motivos alegados na justificativa do Paço é “a grande procura, por parte dos contribuintes, visando formalizar a quitação ou parcelamento dos débitos existentes.

Alguns vereadores alegam que “as pessoas estão tendo dificuldades de aderir ao programa em função da crise financeira e, com o décimo terceiro, será mais fácil quitar suas dívidas”, afirmam.

CRÍTICAS

O vereador Jorge Kajuru (PRP) taxou de “ verdadeiro fracasso” o REFIs. Segundo ele,  o Município esperava arrecadar  100 milhões de reais  e conseguiu com o programa, até agora, apenas R$ 23 milhões.” O vereador disse só votará a favor da extensão do prazo até 31/12  se o prefeito se comprometer a não aumentar o valor do IPTU no próximo ano. Do contrário votará  para que seja só até 31/10.

Já o vereador Elias Vaz (PSB) aproveitou para criticar as custas judiciais e,  principalmente as taxas cartoriais cobradas dos contribuintes que estão aderindo ao Refis (programa de refinanciamento dos impostos) e pediu que a Câmara comece  discutir esses “abusos cometidos pelos cartórios”.

“Devemos acionar quem é de direito para coibir estes verdadeiros absurdos, onde às vezes as taxas são maiores que os débitos para com o Erário, afirmou Cristina Lopes.  A proposta foi endossada por outros vereadores que também criticaram as taxas cobradas pelos cartórios.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia