Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão de Finanças aprecia projeto que impede aumento contínuo de IPTU/ITU

Comissão de Finanças aprecia projeto que impede aumento contínuo de IPTU/ITU

por joana — publicado 29/08/2017 12h20, última modificação 29/08/2017 14h57

O projeto de autoria do vereador Elias Vaz (PSB) que impede os aumentos contínuos do IPTU/ITU em Goiânia será apreciado nesta quarta-feira, 30, às 08h, pela Comissão de Finanças. O relator do projeto, vereador Zander Fábio (PEN) emitiu parecer favorável à matéria. Se for aprovado o projeto retorna para o plenário para segunda e última votação. “Estou otimista. Na primeira votação em plenário essa Casa teve uma postura de independência mostrando que a sociedade está acima de todos”, comemora Elias Vaz.

O vereador reforça que o país está passando por uma crise e que não é o momento de aumentar, ainda mais, os impostos. “Empresas estão quebrando e o índice de desemprego é alarmante. Precisamos promover justiça fiscal em Goiânia ao invés de sobrecarregar ainda mais o contribuinte. A solução é acabar com essa colcha de retalhos que está sendo tecida desde a criação do ultrapassado Código Tributário de Goiânia, em 1976. O correto é estabelecer política tributária onde, quem tem mais condições, paga mais do que quem tem menos condições”, explica o vereador. 

O projeto

A alteração proposta por Elias Vaz é no artigo 5º da Lei 9.704, de 04 de dezembro de 2015, que modificou a Planta de Valores Imobiliários e estabeleceu aumentos anuais de 5% a 15% mais a inflação até que o imposto seja equiparado ao valor venal dos imóveis.  Aplicando essa regra, alguns contribuintes tiveram que pagar até 21% a mais de IPTU neste ano e esse índice vai subir anualmente.

Seguindo a lei em vigor hoje, parte dos imóveis da capital vai sofrer, em quatro anos, 75,23% de aumento real no imposto mais a inflação. “É uma situação completamente absurda. O que queremos definir é que o aumento seja calculado apenas com base na inflação”, esclarece o vereador.(Com informações da assessoria de imprensa de Elias Vaz) 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia