Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão de Direitos Humanos apresenta relatório de atividades e novos projetos

Comissão de Direitos Humanos apresenta relatório de atividades e novos projetos

por Patrícia Drummond publicado 28/05/2019 10h35, última modificação 28/05/2019 14h53
Comissão de Direitos Humanos apresenta relatório de atividades e novos projetos

Foto: Francisco Carvalho

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pela vereadora Cristina Lopes (PSDB), promoveu reunião nesta segunda-feira (27), em que foram apresentados dados referentes a  denúncias realizadas nos meses de abril e maio, além da proposta de criação de um Guia de Atenção Psicossocial da Região Metropolitana.

“Nossa intenção é juntar forças, ter o maior número de pessoas que trabalhem e tenham uma construção dentro da pauta de Direitos Humanos. Queremos ampliar todo esse trabalho”, afirmou Cristina.

Durante os meses de abril e maio, 58% da demanda da Comissão foi na área da saúde. As demais denúncias se concentraram nas áreas de assistência social (12%), população de rua (6%), violência sexual (5%), sistema prisional (8%), assessoria jurídica (9%) e violência de âmbito institucional e policial (1%). As formas de atendimento se deram, em sua maioria, via telefone/WhatsApp (42%).

Ainda durante o evento, a vereadora Cristina Lopes apresentou o Guia de Atenção Psicossocial da Região Metropolitana, que contará com direcionamentos e instruções para a realização de procedimento quando realizada denúncia. Nele, haverá contato de órgãos parceiros como OAB-GO, Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), dentre outros, para que os mesmos possam prestar auxílio às vítimas e ampará-las legalmente. 

Presenças

Presentes à reunião estiveram Maria de Fátima de O. Castro, Jeinny Rezende e Fernanda Teodoro, representantes da Secretaria de Direitos Humanos de Trindade; Adriana G. Melo e Deusemar Pires, coordenadoras dos Direitos Humanos de Aparecida de Goiânia; Paula Meotti, titular da 1° Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Goiânia (DEAM); Gieles Gomes, representante da OAB-GO; Ângela Café e Thaís Menezes, representantes da pasta de Direitos Humanos, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds- Supex-DH); Maria Luiza, coordenadora de Igualdade Racial; Paulo Ventura, representante da Administração Penitenciária e Rosana Cristina, do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam-GO).

Compareceram, também, Décio Coutinho, da área de Cultura e representante da Economia Criativa e Solidária; John Maia Gomes, representando o Coletivo dos Homens Trans; Wilnéia M. Goiânia Prev; Diego Vinicius, representante da Pastoral Carcerária; Carla Benzer, representante da procuradoria; Cíntia Barcelos, advogada especialista do direito das famílias; Mariléia Lasprilla, representante do Movimento Agô; e José Eduardo da Silva, que já atuou nas pastas de Igualdade Racial e Direitos Humanos. 

Durante a reunião foram abordados temas voltados para as áreas de assistência social, assistência à população carcerária, moradores de rua, a importância na implementação de políticas públicas voltadas para mulheres, comunidade LGBTQI+ e cultura de matrizes africanas. “Essa rede representa resistência e defesa de todas causas sociais e das populações negras, indígenas e penitenciárias”, destacou o representante da OAB, Gieles Gomes. 

Décio Coutinho lembrou o direito à diversidade cultural e ética, e a possibilidade da criação de um negócio que tenha impacto social e utilize de novas tecnologias. “Devemos promover ações para potencializar o debate da rede, da Comissão. Para que possamos assistencializar as populações mais vulneráveis por meio do uso de novas tecnologias, como, por exemplo, a construção de oficinas para aprendizado”, considerou.

 

(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel – Convênio PUC/GO)  

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia