Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão aprova três projetos com mudanças no Regimento Interno

Comissão aprova três projetos com mudanças no Regimento Interno

por Quezia de Alcântara publicado 22/05/2018 11h25, última modificação 22/05/2018 12h45

Três matérias de autoria dos vereadores Jorge Kajuru (PRP) e Elias Vaz (PSB) que alteram o Regimento Interno da Câmara Municipal de Goiânia foram aprovados, por maioria, nesta terça-feira, 22, na Comissão Mista.

Kajuru propôs que a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia realize anualmente Audiência Pública para debater a atualização da Planta de Valores Imobiliários.  Ele justifica que “o Executivo vem incorrendo em desrespeito ao Código Tributário ao não atualizar a Planta de Valores, que gera uma defasagem na cobrança de impostos e quando a Prefeitura faz a atualização sobrecarrega os contribuintes”.

Elias Vaz, por sua vez, apresentou dois projetos de resolução. O primeiro, com apoio de outros sete colegas (Jorge Kajuru e Cabo Senna,ambos PRP; Cristina Lopes,PSDB; Gustavo Cruvinel,PV; Sabrina Garcêz,PTB;  Sargento Novandir,PTN e Lucas Kitão,PSL), trata da criação e funcionamento da liderança de oposição. Atualmente existe apenas a função de líder do prefeito na Casa previsto no artigo 53.

Com a inclusão do artigo 53-A proposto por Elias, o líder da oposição será indicado por meio de ofício, pelos parlamentares que se declararem de oposição, e contará com todas as prerrogativas concedidas às lideranças de partidos da casa, como encaminhamento de voto no momento das votações.

A outra matéria desse vereador dispõe sobre o pedido de vista de projetos. Ele sugere que antes de ser concedido o pedido, a matéria seja discutida por dois minutos. “Os pedidos de vista contribuem para o debate democrático, mas as brechas para articulações nocivas que existem nesse procedimento pode transformá-lo num instrumento protelatório”, explica o vereador.

“Muitas vezes a questão a ser dirimida no pedido de vista é simples e pode ser esclarecida dentro da discussão evitando vista desnecessária, inócua, ficando o mecanismo disponível apenas para os casos complexos”, esclarece.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia