Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova regulamentação de Áreas Especiais de Interesse Social

CCJ aprova regulamentação de Áreas Especiais de Interesse Social

por Quezia de Alcântara publicado 07/12/2022 11h15, última modificação 07/12/2022 16h24
Projeto de lei (PL 0314/2022), de autoria do Executivo, é mais um dos que regulamentam novo Plano Diretor de Goiânia. Texto segue para primeira votação em Plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto de lei (PL 0314/2022) que trata das Áreas de Programas Especiais de Interesse Social (AEIS). De autoria do Executivo, esta é mais uma matéria que regulamenta o novo Plano Diretor, em vigor desde 1º de setembro.

Segundo a Prefeitura, “foi indispensável a elaboração de uma nova lei para implantação das Áreas de Programas Especiais de Interesse Social, para regular sobre a forma de ocupação do solo urbano, bem como parâmetros urbanísticos e ambientais, uma vez que a norma vigente não contempla a totalidade das diretrizes e princípios do novo Plano Diretor de Goiânia”.

O texto afirma ainda que “a regularização fundiária em AEIS poderá ocorrer em todo e qualquer núcleo urbano informal, de propriedade pública ou privada, de forma que a regularização fundiária urbana nas AEIS poderá ocorrer na modalidade de Interesse Social (Reurb-S), com enfoque na população de baixa renda do Município”.

Entre as propostas apresentadas, está “o acesso às moradias pela população de baixa renda, a qual poderá ocorrer mediante iniciativa pública, público-privada ou tão somente privada, em AEIS III, mediante parcelamento do solo na modalidade de loteamento e desmembramento ou mediante edificação de empreendimentos como condomínios verticais ou horizontais”.

AEIS I, II e III

De acordo com o texto aprovado na CCJ, “as Áreas Especiais de Interesse Social I - AEIS I e de Interesse Social II - AEIS II correspondem aos núcleos urbanos informais, constituídos por imóveis de propriedade pública ou privada, ocupados predominantemente por população de baixa renda e passiveis de Reurb-S, ou seja, posses urbanas ou loteamentos clandestinos e ilegais, nos termos desta Lei, da Lei 10.231, de 3 de agosto de 2018, e da legislação federal, desde que situados na Macrozona Construída”.

A matéria também conceitua Áreas Especiais de Interesse Social - AEIS III, como imóveis construídos, mediante iniciativa privada, na produção de habitação de interesse social, aplicando parâmetros urbanísticos especiais de uso e ocupação do solo, respeitadas normas ambientais; e construções de novas unidades habitacionais de interesse social, mediante atuação integrada e articulada em operações de iniciativa pública, privada ou público-privada.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia