Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão aprova projetos sobre uso de água pluvial e plantio de árvores

Comissão aprova projetos sobre uso de água pluvial e plantio de árvores

por Quezia de Alcântara publicado 16/10/2019 10h35, última modificação 16/10/2019 10h32

Duas matérias da área de meio ambiente foram aprovadas nesta quarta-feira, 16, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A primeira cria o Programa Municipal de Conscientização e Conservação para o reuso da água da chuva para utilização não potável em prédios, condomínios, clubes e conjuntos habitacionais. O projeto nº 437/2017 é de iniciativa dos vereadores Lucas Kitão (PSL) e Gustavo Cruvinel (PV) prevê a instalação de reservatórios para captação e utilização de água pluvial e que poderá ser utilizada para regar jardim, descargas em vasos sanitários, lavagem de veículos, pisos e paredes, e outros usos em que não seja necessária água potável.

Os objetivos são: reduzir o consumo de água na rede pública; evitar uso de água potável onde não seja necessária; despertar o sentido ecológico de não desperdiçar esse importante recurso natural. A proposta é que exige que novas construções sejam projetadas com um sistema que conduza a água captada dos telhados, coberturas e terraços para um reservatório, cisternas, caixas d’água e filtros.

Os parlamentares sugerem ainda que sejam firmados convênios com entidades sem fins lucrativos para desenvolver o programa de reuso com assessoria técnica, treinamentos. Outro ponto visa autorizar o poder Executivo a conceder incentivos fiscais, descontos em impostos aos proprietários de imóveis já edificados que aderirem ao programa e a novos projetos de construção prevendo o reuso de água pluvial.

 

PLANTIO DE ÁRVORES POR CONSTRUTORAS

O segundo projeto aprovado na CCJ (PL 187/2018) sobre a temática do meio ambiente é de autoria do vereador Izídio Alves (PR) com emenda do vereador Andrey Azeredo (MDB) e obriga o plantio de duas árvores por unidade imobiliária residencial ou comercial de uso coletivo a ser construída em Goiânia. Trata-se de uma compensação pela emissão de gás carbônico que ocorre em maior quantidade durante o tempo de construção de um edifício.

“A indústria da construção civil diante de sua importância econômica/social encontra-se envolvida em um embate sobre os impactos da poluição sonora e visual, a geração de resíduos, participação no acúmulo de gases de efeito estufa, alteração dos ecossistemas gerados pelas obras e constante uso de recursos naturais são consequências inevitáveis, inerentes à atividade em si”, explica a justificativa do projeto, adicionando que isso poderá ser compensado com o plantio de árvores pelas construtoras em fundos de vales, parques, praças, de preferência no mesmo bairro do empreendimento, em locais indicados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia