Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova aumento do nível de ruído em área residencial e centro da cidade

CCJ aprova aumento do nível de ruído em área residencial e centro da cidade

por Quezia de Alcântara publicado 05/04/2017 09h55, última modificação 05/04/2017 09h59

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a liderança da vereadora Sabrina Garcêz (PMB), aprovou hoje (5) matéria que muda o Código de Posturas aumentando o nível máximo de decibéis para 75, produzidos no período noturno por aparelhos sonoros, orquestras, shows, instrumentos ou equipamentos na zona residencial e no centro da capital.

A matéria é de iniciativa de Tatiana Lemos (PCdoB) que justificou atender às reivindicações de artistas e de bares que estão sendo multados com freqüência pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), pois atualmente os níveis aceitáveis são 50 decibéis para a área residencial e 55 decibéis para o centro da cidade, durante a noite. “Qualquer roda de conversa já atinge os 55 decibéis”, explica Tatiana adicionando que o objetivo não é quebrar a lei do silêncio, pois não será permitida a instalação de um trio elétrico.

Ela recebeu apoio dos vereadores Paulo Magalhães (PSD) e Vinícius Cirqueira (Pros). Magalhães ressaltou a importância de elevar o índice no centro da cidade por causa do “Mercado da 74”, que se constituiu nos últimos anos, em importante espaço para apresentações musicais sertanejas, populares e de rock. Já, Cirqueira destacou que os bares geram mais de 20 mil empregos diretos além de outros indiretos que formam a cadeia produtiva do setor e que estão tendo dificuldades econômicas devido a constantes multas.

COMUNIDADE LGTB

Ainda de iniciativa de Tatiana Lemos foi aprovado projeto autorizativo para que o Executivo crie o Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais em Goiânia. O Superintendente de Políticas Públicas LGTB Victor Hipólito esteve na reunião e defendeu a aprovação da matéria, afirmando que a comunidade que representa pedia aos vereadores “visibilidade e mais representatividade”.

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) ressaltou que a aprovação do projeto indica que há um reconhecimento de que a matéria é importante. “Vivemos num país laico e a nossa Constituição garante direitos iguais”, ressaltou.

Já Sabrina Garcêz completou que o “conselho é uma interlocução entre o Governo e esse público e que necessitam de políticas públicas que garantam seus direitos”. (Foto de Bruno Denis)

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia