Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Com alterações, Refis é aprovado em primeira votação

Com alterações, Refis é aprovado em primeira votação

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/07/2017 13h11, última modificação 11/07/2017 13h11

Tramitando a quase cinco meses na Câmara, os vereadores aprovaram na sessão de hoje (11), por unanimidade, o projeto do prefeito Iris Rezende (PMDB) que concede anistia de mora e perdão de juros aos devedores do IPTU, ITU e ISS. Ou seja, que permite o refinanciamento desses débitos com a administração municipal.

O projeto será debatido amanhã, às 8 horas, na Comissão de Finanças da Casa, presidida pelo vereador Clécio Alves, PMDB, que já indicou Vinicius Cirqueira (Pros) como relator da matéria. Com isso, a segunda e última votação do projeto deve ser realizada na próxima quinta-feira (13).

Mas o vereador Wellington Peixoto (PMDB) anunciou que entrará com uma emenda na Comissão permitindo que os devedores de IPTU, ITU ou ISS, com débitos acima de R$ 500 mil poderão se beneficiar da redução de juros e multas desde que paguem à vista sua dívida com a Prefeitura. É que no projeto o teto máximo para conseguir o benefício é de R$ 500 mil.

Conforme emenda do vereador Elias Vaz (PSB), acatada pelo plenário,a anistia e isenção aos devedores de IPTU só poderão ser concedidas aos contribuintes com no máximo três imóveis. Outra emenda do peemedebista Wellington Peixoto, incorporada ao projeto, impede nova anistia de juros e de mora pelo prazo de cinco anos. 

DEBATES

O projeto do Prefeito gerou intensos debates entre a oposição e a base de apoio do Paço, tanto em plenário quanto na Constituição de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Um grupo formado pelos vereadores Elias Vaz (PSB), Lucas Kitão (PSL) e Jorge Kajuru (PRP) aprovou uma emenda substitutiva ao projeto. Segundo eles, a emenda tinha como objetivo primordial fazer justiça fiscal.

"Ao contrário do que propõe o prefeito, não podemos continuar beneficiando apenas o grande contribuinte, que não paga seus impostos e ainda é beneficiado com perdão de juros e multas. Ou seja, é uma proposta que não beneficia o mau pagador, pois queremos corrigir esse erro e promover justiça fiscal", lembrou Cristina Lopes.

Jorge Kajuru, na semana passada, por exemplo, ocupou a tribuna para informar que dispunha de uma lista com os nomes dos 250 maiores devedores de tributos municipais. Sem relevar nomes, o vereador disse que entre esses contribuintes estariam bancos, construtoras, imobiliárias, órgãos do governo estadual, dentre outros.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia