Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CÓDIGO AMBIENTAL SERÁ ANALISADO AMANHÃ NA REUNIÃO DA CCJ

CÓDIGO AMBIENTAL SERÁ ANALISADO AMANHÃ NA REUNIÃO DA CCJ

por lucas-ff — publicado 12/04/2016 15h15, última modificação 26/04/2016 08h27
A Comissão apreciará ainda dois vetos do Prefeito Paulo Garcia e mais 39 projetos.

A proposta do Executivo que cria o Código Ambiental de Goiânia será apreciada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que acontece amanhã às 8 h na Sala de Reunião das Comissões. A matéria já foi alvo de Audiência Pública promovida pela CCJ no último dia 11/03 para debater o assunto com órgãos da área ambiental, vereadores e a sociedade organizada. 

O Projeto de Lei nº 01/2016 chegou à Câmara durante o período de autoconvocação no mês de Janeiro, mas, não chegou a ser analisado porque alguns vereadores defenderam a necessidade de um amplo debate da proposta antes da votação, inclusive o presidente da CCJ, vereador Elias Vaz (PSB).

Segundo Elias, o projeto tem grande importância para a Cidade mas, é preciso criar mecanismos para garantir a sua aplicação. “A Prefeitura precisa, por exemplo, ter servidores suficientes para realizar a fiscalização da Lei. Não adianta o Código ser ótimo no papel e não funcionar na prática”, afirma.

PROJETO

A proposta encaminhada pelo Paço “dispõe sobre o Sistema Municipal do meio Ambiente, a Política Municipal de Meio Ambiente, a proteção, controle, a fiscalização da qualidade ambiental e o procedimento de apuração das infrações ambientais em Goiânia. De acordo com o projeto, a Prefeitura se compromete a estabelecer os Planos Municipais de Educação, Proteção Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e ainda o Plano Diretor de Drenagem Urbana. 

Estão previstas ainda regras de combate à poluição visual para garantir o livre acesso à infraestrutura urbana, a priorização da sinalização de interesse público e a proteção do patrimônio cultural, histórico e artístico da Cidade. O projeto estipula ainda fiscalização permanente das diversas formas de publicidade. 

A matéria prevê também a instalação do Sistema Municipal de informações e Cadastros Ambientais (SICA), incluindo inventários da fauna, flora, do patrimônio ambiental, cultural, histórico, arqueológico e ecológico; o cadastro de atividades potencialmente poluidoras; estudos de bacias hidrográficas e o Relatório Anual de Qualidade Ambiental. 
(Silvana Brito)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia