Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CÓDIGO AMBIENTAL DE GOIÂNIA É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

CÓDIGO AMBIENTAL DE GOIÂNIA É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

por lucas-ff — publicado 11/03/2016 12h05, última modificação 20/04/2016 08h55

A Câmara Municipal de Goiânia promoveu, na manhã de hoje (11), audiência pública sobre o projeto de lei nº 01, de 04 de janeiro de 2016, que dispõe sobre o Sistema Municipal do Meio Ambiente, a Política Municipal de Meio Ambiente, a proteção, controle, a fiscalização da qualidade ambiental e o procedimento de apuração das infrações ambientais em Goiânia. A matéria, que tem como relator o vereador Paulo da Farmácia (PROS), deve ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima quarta-feira. 

O presidente da CCJ, vereador Elias Vaz (PSB), adiantou que pretende apresentar emendas. “Uma das sugestões que tenho é que a gestão do aterro sanitário passe da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que tem profissionais mais preparados para a tarefa, que estudaram para isso. O aterro interfere diretamente na questão ambiental, não pode ficar a cargo de um órgão apenas operacional”, esclarece.

O diretor de Gestão Ambiental da Amma, Henrique Labaig, defendeu a gestão compartilhada, a criação de câmaras técnicas e opinou que o aterro sanitário pode gerar melhores resultados. “O ideal é que o aterro receba apenas os rejeitos. Mas, para tanto, é necessário gerar incentivos para o reaproveitamento de resíduos, sobretudo para os da construção civil. A cidade precisa ser sustentável”, frisou. Nesse sentido, Labaig garantiu que o município está dialogando com o Estado. 

Outra proposta de Elias Vaz se refere à composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam). Ele quer a inclusão de mais dois membros, sendo um representante da Comurg e outro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Com essa mudança, a estrutura passaria de 20 para 22 membros. O vereador também defendeu maior transparência nos processos, por meio da digitalização de documentos e disponibilização para a sociedade via Internet. 

Projeto
De acordo com o projeto, a prefeitura se compromete a estabelecer os Planos Municipais de Educação, Proteção Ambiental e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e ainda o Plano Diretor de Drenagem Urbana. A matéria estipula a instalação do Sistema Municipal de Informações e Cadastros Ambientais (SICA), incluindo inventários da fauna, flora, do patrimônio ambiental, cultural, histórico, arqueológico e ecológico; o cadastro de atividades potencialmente poluidoras; estudos de bacias hidrográficas e o Relatório Anual de Qualidade Ambiental.

Estão previstas ainda regras de combate à poluição visual para garantir o livre acesso à infraestrutura urbana, a priorização da sinalização de interesse público e a proteção do patrimônio cultural, histórico e artístico da cidade. O projeto informa ainda que haverá fiscalização permanente das diversas formas de publicidade. 

Elias Vaz salientou que o projeto tem grande importância para Goiânia, mas observou que é preciso garantir a aplicação da lei. “A prefeitura precisa, por exemplo, ter servidores suficientes para realizar a fiscalização. Não adianta o Código ser ótimo no papel e não funcionar na prática”. 

Também participaram da audiência pública representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon Goiás), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Acieg.
(Carol Magalhães)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia