Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Clécio Alves pede abertura de processo disciplinar contra Oséias Varão

Clécio Alves pede abertura de processo disciplinar contra Oséias Varão

por Quezia de Alcântara publicado 05/09/2017 12h01, última modificação 05/09/2017 12h01

O vereador Clécio Alves (PMDB) apresentou representação contra o colega Oséias Varão (PSB) no Conselho de Ética de Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira, 5, pedindo abertura de processo disciplinar por falta de ética e quebra do decoro parlamentar.

O motivo que levou ao pedido ocorreu durante a apreciação do projeto de lei que veda aumentos contínuos do IPTU/ITU na Comissão de Finanças, Orçamento e Economia, no último dia 30 de agosto. Clécio e Oséias se desentenderam quando Varão pediu vista do projeto. Houve discordância de que houvesse necessidade já que a matéria havia sido apreciada na CCJ e votada em primeira votação em plenário sendo de amplo conhecimento de todos os parlamentares.Também houve acusação de que o pedido de vista era uma manobra a pedido do Paço, para protelar o trâmite e atrasar a aprovação do projeto.  Por outro lado, alguns vereadores da comissão alegavam que era direito do vereador pedir vista.

Os ânimos se exaltaram e houve troca de acusações. Clécio citou na representação que Oséias “em ato de incontida fúria, atentou verbalmente contra a honra do requerente, com ofensas morais e palavras de baixo calão, se colocando enfrente a ele com o dedo em riste rumo ao seu rosto” e que não foi agredido fisicamente porque os colegas impediram.

Clécio citou que o colega incorreu no ato de “desacatar ou praticar ofensas contra a honra de seus pares... na Comissão”, conforme consta no artigo 5, inciso I, letra b. Ele pediu que seja aplicada a pena de censura pública contra Oséias, bem como notificação ao partido a que pertence e suspensão das prerrogativas regimentais.

Oséias Varão afirmou em plenário que é um direito de Clécio e que respeita sua posição. “Eu me senti constrangido e envergonhado pelo que ocorreu na comissão e já pedi desculpas em público, mas ele é coração duro e não quer a conciliação”, disse acrescentando que a atitude tomada na comissão “decorreu de uma ação autoritária e arbitrária do presidente da comissão que era cassar a palavra de um parlamentar. E encerrou assegurando que esta “também é uma forma de quebra de decoro pois fere o princípio da democracia”.

O presidente do Conselho de Ética é o vereador Anselmo Pereira (PSDB), recebeu o documento. Ele tem cinco dias para comunicar oficialmente Oséias Varão e se considerar que o pedido tem fundamento, fará a autuação do parlamentar citado.(Foto de Alberto Maia)

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia