Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Chorinho pode se tornar patrimônio imaterial de Goiânia

Chorinho pode se tornar patrimônio imaterial de Goiânia

por Da Redação publicado 18/11/2021 18h25, última modificação 18/11/2021 18h24
Iniciativa de conferir o título é da vereadora Aava Santiago (PSDB), que busca reconhecer, em projeto de lei, a relevância dessa manifestação artística para a identidade de Goiânia. Outra matéria, apresentada simultaneamente na Câmara, prevê a criação do Dia Municipal do Choro. Com as duas iniciativas, a parlamentar resgata seu compromisso pessoal com essa tradição musical. Há 10 anos, ela colaborou com uma pesquisa sobre o tema
Chorinho pode se tornar patrimônio imaterial de Goiânia

Foto: Walter Sales/Secult

Realizado há 18 anos pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto do Chorinho deve se tornar patrimônio imaterial de Goiânia. A proposta foi apresentada na Câmara, nesta quinta-feira (18), pela vereadora Aava Santiago (PSDB). “O título é uma forma de garantir respaldo do poder público e da sociedade para fortalecer as condições de realização das apresentações em Goiânia e de manutenção dessa tradição musical herdada de famílias que vieram de outros estados e ocuparam a região central do Brasil. O projeto tornou-se referência e motivo de orgulho na preservação da música popular brasileira”, disse a parlamentar.

Outra matéria, apresentada simultaneamente por Aava, inclui no Calendário de Eventos da capital o Dia Municipal do Choro, a ser comemorado anualmente em 23 de abril, aniversário do compositor, arranjador, instrumentista e compositor Pixinguinha, um dos mais expressivos representantes desse estilo musical. As duas matérias seguem para a Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, para dois turnos de votação em plenário.

As apresentações do Chorinho eram realizadas na Avenida Goiás, em frente ao prédio do Grande Hotel. Com a retomada das atividades artísticas em função da redução de casos e mortes por Covid-19, a nova temporada prevê edições em diferentes regiões da cidade. A primeira foi realizada na Praça do Trabalhador, em frente à antiga Estação Ferroviária, no último dia 12. Nesta sexta-feira (19), a apresentação será no mesmo local, com um tributo ao cantor, compositor e sambista João Nogueira.

A iniciativa de Aava busca valorizar o papel social do Chorinho. “As apresentações são gratuitas, de alta qualidade, em espaços de fácil acesso ao transporte público. Tudo isso comprova o compromisso do projeto com a democratização do acesso à arte e à cultura”, concluiu a vereadora.

Aava e o chorinho – O chorinho faz parte da formação acadêmica e social de Aava Santiago, que aponta o estilo rico estética e musicalmente sem, com isso, se tornar elitista. Entre 2010 e 2011, ela colaborou como pesquisadora no projeto "O Choro no Planalto Central", que resultou em um livro de registros históricos e musicais a partir da escuta de “chorões” que vieram para Brasília com a transferência da capital. A pesquisa foi coordenada pelo professor doutor Sebastião Rios Corrêa Júnior e publicada pela Universidade de Brasília. A obra registra manifestações do chorinho no período compreendido entre a construção da capital do país e a década de 1970. Em parceria com a também socióloga Milka Rezende, Aava escreveu o capítulo “Dinaldo Domingues”, que traz relatos de um dos pioneiros do chorinho no Planalto Central.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia