Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Cemitérios sem licença ambiental são denunciados por Elias Vaz

Cemitérios sem licença ambiental são denunciados por Elias Vaz

por Quezia de Alcântara publicado 10/07/2018 10h25, última modificação 10/07/2018 12h52

O vereador Elias Vaz (PSB) afirmou hoje, 10, em plenário que pretende fazer representação ao Ministério Público sobre a situação dos cemitérios de Goiânia. “Dos sete, apenas um, particular, tem licença ambiental para funcionar e outros dois, também privados, estão em fase de análise de documentos”, denunciou.

De acordo com levantamento do parlamentar, os quatro cemitérios públicos da capital – Parque, Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade - estão funcionando de forma irregular. “Os processos foram indeferidos por falta da documentação exigida para a concessão da licença ambiental o que significa que não há qualquer controle sobre a contaminação tanto do solo quanto do lençol freático. E nós sabemos que hoje muitas pessoas fazem uso de poços artesianos”, afirma o vereador.

Para conseguir a licença é necessário “apresentar o Plano de Gestão Ambiental, que avalia o impacto causado pela atividade para o Município. Além disso, anualmente, deve ser elaborado relatório de gerenciamento de resíduos”, contou Elias.

O Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários, é o mais antigo da capital. O primeiro sepultamento foi registrado em 1940. Já o Cemitério Parque foi inaugurado em 1964 e é o maior cemitério público de Goiânia, ocupando uma área de 4,5 alqueires. O Vale da Paz começou a atender a cidade em agosto de 1997 e o Jardim da Saudade em junho de 2008.

“Houve tempo mais do que suficiente para que todos os estudos necessários para o funcionamento adequado desses cemitérios fossem realizados. O poder público não pode ser omisso, tem que fazer o dever de casa para ter condições de cobrar os cemitérios particulares”, ressalta Elias Vaz. (Com dados da assessoria do vereador).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia