Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI ouvirá secretária de Saúde sobre aplicação de verba do FNS

CEI ouvirá secretária de Saúde sobre aplicação de verba do FNS

por Quezia de Alcântara publicado 13/11/2017 10h45, última modificação 13/11/2017 17h44

 A CEI da Saúde ouviu nesta segunda-feira, 13, o secretário Municipal de Finanças, Alessandro Melo da Silva durante a sétima reunião da comissão. A intenção era saber o destino dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que são repassados para o Município para pagamento de prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia.

Ele informou aos vereadores que o “Fundo Municipal de Saúde recebe os recursos diretamente do Governo Federal e a secretaria de Saúde tem autonomia e competência para administrar e fazer a gestão de toda verba”. Acrescentou que a Sefin não tem atribuição sequer para acompanhar e fiscalizar a aplicação desse recurso, o que cabe exclusivamente à Secretaria Municipal de Saúde.

Questionado sobre a conta única que recebe parte dos recursos dos fundos municipais e os destina conforme determinação do Executivo, Alessandro explicou que a conta única é legal, tem previsão na Constituição Federal por meio de uma emenda constitucional que desvincula 30% da verba dos fundos e foi regulamentada e 2015, com projeto aprovado nesta Casa legislativa. “Mas existem exceções que são os recursos da Saúde, Educação e Previdência, que não podem ser desvinculados”, emendou.

Os vereadores Clécio Alves (PMDB), Jorge Kajuru (PRP), Carlin Café (PPS) e Anderson
Bokão (PSDC) aprovaram convocação da secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, para dar explicações sobre a destinação das verbas carimbadas do Fundo Nacional de Saúde que deveriam estar sendo repassadas para os prestadores de serviços, terceirizados, hospitais, médicos, laboratórios e bancos de sangue que prestam atendimento aos pacientes do SUS na capital.

Também será convocado para mesma oitiva o diretor Municipal do FNS, Cássio Muriel da Silva, para igualmente esclarecer a falta ou atraso nos pagamentos da rede prestadora de serviços do SUS no Município. Os depoimentos serão colhidos na próxima sexta-feira, 17, às 8:30, na Sala das Comissões.

Os vereadores também solicitaram à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que seja enviado à CEI da Saúde documento informando sempre na mesma data o montante de recursos enviados e carimbados para a área de saúde no Município e sua destinação contendo inclusive a data dos repasses feitos aos fornecedores de materiais, medicamentos e prestadores de serviços hospitalares, médicos e laboratoriais para a SMS.

Também foram aprovados requerimentos para visitas aos CAIs do Parque Amendoeiras e de Campinas, além de informações sobre o CIAMs do Riviera. Também sobre o projeto Samuzinho e como está impactando no funcionamento do Samu uma vez que a quantidade de servidores desta entidade é limitada e muitos estão desviados para atender ao projeto. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia